Polícia Militar, em parceria com outros órgãos, promove ação da campanha “Maio Amarelo”
CARATINGA – A praça Getúlio Vargas foi palco de mais uma ação da importante campanha de conscientização no trânsito, promovida pela Polícia Militar em parceria com o Sest/Senat Caratrans e a secretaria de Saúde.
A campanha, que começou no dia 1º de maio, inclui uma programação voltada para condutores, pedestres e ciclistas. Entre as atividades planejadas estão ações educativas, palestras e blitz preventivas, todas focadas na conscientização dos usuários das vias públicas.
Com o tema “Paz no trânsito começa por você”, a iniciativa busca engajar a comunidade e promover uma cultura de segurança no trânsito.
Durante o mês de maio, serão realizadas diversas ações e operações preventivas com foco na redução de acidentes. A Polícia Militar e os demais parceiros enfatizam a importância da colaboração de toda a sociedade para o sucesso da campanha.
De acordo com o tenente Danilo, o objetivo da campanha é conscientizar pessoas para adotar posturas preventivas que evitem acidentes, que têm como principais causas, excesso de velocidade, embriaguez ao volante e uso de telefone celular durante condução de veículos. “Então, nosso objetivo durante todo mês de maio é orientar as pessoas através de ações educativas, palestras e operações. No final de semana tivemos um acidente de trânsito que evoluiu para uma ocorrência de homicídio consumado e duas pessoas feridas. E as informações que a Polícia Militar conseguiu coletar foi que tudo começou com um acidente de trânsito, isso mostra a importância da conscientização das pessoas para evitar esse tipo de situação”, afirmou o oficial da PM.
O diretor do Departamento de Trânsito, José Geraldo de Oliveira Júnior, a campanha vem trazer um recado para todos os usuários das vias da cidade para que tenham mais calma. “Já temos um trânsito tão complicado na nossa cidade que não foi projetada, e o número de veículos vem aumentando, então vamos ter paciência, ter essa paz tão sonhada para o nosso trânsito. Todos dias circulam por dia aproximadamente 10 mil veículos em Caratinga”.
Ladislau Júnior ressaltou que o Sest/Senat tem o papel de cuidar da educação dos motoristas. “As nossas ações são de conscientização, faremos várias ações nas escolas, porque uma coisa muito importante é fazer a educação dos cidadãos que estão vindo, para que cresçam sabendo do papel deles da educação no trânsito, e a gente trabalha muito o relacionamento interpessoal e o controle emocional, que é o que mais tem faltado no trânsito para todos os motoristas”, disse o inspetor do Sest/Senat.
Simone Soares, superintendente Regional de Saúde, disse que a secretaria trabalha a promoção e prevenção. “Nosso objetivo durante todo mês de maio é que a gente consiga reduzir os números tão alarmantes para que não tenhamos leitos hospitalares com reabilitação de pacientes, ou na fisioterapia, então a prevenção é o melhor remédio”.