DA REDAÇÃO- Os estudantes/atletas Yago Rosa de Souza e Bianca Medina da Silva, da Escola Estadual Venceslau José da Silva, no distrito de Santa Efigênia, em Caratinga, fizeram história no atletismo escolar brasileiro. Ambos integraram a seleção mineira de atletismo que participou dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), realizados entre os dias 14 e 18 de outubro, em Uberlândia, e retornaram com resultados expressivos.
A estreia de Yago Rosa foi marcante. Logo em sua primeira prova, o jovem velocista venceu os 80 metros rasos, conquistando o título de campeão brasileiro escolar — o primeiro caratinguense a alcançar tal feito na modalidade atletismo. No dia seguinte, Yago voltou a brilhar ao garantir a medalha de prata nos 150 metros rasos. Para completar o desempenho histórico, integrou ainda a equipe mineira no revezamento 5×80 metros, conquistando bronze.
Com três medalhas na série Ouro, Yago igualou o feito da atleta Ana Laura Vilela, que em 2018 conquistou três medalhas no ciclismo em Natal (RN). Além disso, Yago foi o atleta da delegação mineira com o maior número de medalhas nesta edição do JEB’s. O resultado garantiu sua convocação para a seleção brasileira, que disputará os Jogos Sul-Americanos Escolares, no fim de novembro, em Assunção, no Paraguai.
Já Bianca Medina também brilhou na competição. Em sua segunda participação nos JEB’s, após estrear em 2023, em Recife, onde ficou em 4º lugar na série prata, Bianca voltou ainda mais forte. Na prova de 150 metros rasos (série Ouro), conquistou a medalha de prata, tornando-se vice-campeã brasileira escolar de atletismo.
Os resultados refletem dedicação, disciplina e apoio coletivo. Bianca participa dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) desde 2023, sempre acompanhada por familiares, representantes da escola e pelo graduando Denner Oliveira Andrade, que, através da Prefeitura de Caratinga, realiza os treinamentos semanais dos estudantes/atletas.
Yago, por sua vez, começou a se dedicar ao atletismo há apenas seis meses, e já coleciona conquistas em seu primeiro ano de competições. Ambos foram descobertos graças à participação da escola nos Jogos Estudantis de Caratinga, evento que se consolidou como uma importante ferramenta de identificação de novos talentos esportivos.
O superintendente de Esportes de Caratinga, Dayvid da Academia, destacou o impacto do trabalho desenvolvido e os planos para ampliar o incentivo à formação esportiva. “Após os Jogos Estudantis deste ano, já temos mais de 40 estudantes/atletas convocados para participar da delegação de Caratinga e receber treinamentos específicos para o JEMG em 2026. Já estamos em conversas avançadas com o UNEC – Centro Universitário de Caratinga para firmar um convênio que aumente nossa capacidade operacional e nos permita descobrir ainda mais talentos no atletismo”, explicou.
Dayvid também ressaltou o papel inspirador dos jovens atletas: “Yago e Bianca são hoje inspiração para crianças e adolescentes caratinguenses e motivo de muito orgulho para o nosso município. Não mediremos esforços para continuar apoiando ambos e investindo na busca de novos talentos. Bianca é uma das beneficiadas pelo Programa Bolsa Atleta Municipal, e Yago, com os resultados de 2024, já está habilitado a pleitear o benefício no próximo ano. Continuaremos dando total suporte à família e à escola para que Yago possa representar agora o Brasil nos Jogos Sul-Americanos”, concluiu.












