CARATINGA – Neste domingo (19), o Esporte Clube Caratinga comemorou os seus 97 anos com uma grande festa. Os sócios se divertiram com muitas opções de lazer e garantiram um final de semana animado. Clima familiar e diversão foram os atrativos e quem foi garante que a cada ano a comemoração está ainda melhor.
De acordo com o presidente do clube, Márcio Alexandre “Didi”, o aniversário representa luta e dedicação. “É com muito orgulho que o clube completa 97 anos. Eu também tenho orgulho de estar à frente dessa instituição. Hoje o clube Caratinga é uma realidade, cada dia que passa são novas realizações, novas conquistas. Fico feliz, pois os sócios, as famílias estão prestigiando o nosso glorioso Esporte Clube Caratinga”.
Márcio falou ainda que o clube tem muito que comemorar. Tudo isso é resultado de uma administração pautada na transparência, dedicação e legalidade. “Hoje o clube é todo registrado, o estatuto, o regimento interno, as atas, enfim. Digo, porque, infelizmente, quem faz isso hoje fica parecendo favor, uma realidade do Brasil. Isso não é favor, isso é obrigação. Com relação às conquistas, pegamos um passivo de mais de meio milhão de reais. Hoje o clube não deve, tem nome, todo mundo quer trabalhar para o clube, prestar serviço, pois o clube paga religiosamente em dia”.
E para continuar garantindo a prestação de serviços, o clube pretende investir na ampliação de sua estrutura. “Com relação aos projetos, em breve iniciaremos o Palácio de Cristal, pra gente ficar legal em relação ao Corpo de Bombeiros também; a construção de uma academia ampla, na Rua Vanderlei de Souza, em cima de uma piscina técnica, um parque aquático o qual eu acredito que foi construído ainda na década de 50, no ano que vem ele vai ser todo reformado, revitalizado e sempre pautando pela legalidade. Esses projetos só têm como existir após o saneamento das dívidas”.
Muitas pessoas se lembram dos momentos do auge do futebol no Esporte Clube Caratinga, no entanto, o clube tem trabalhado apenas o futebol de base. Márcio destaca que apesar disso, ainda há a intenção de expandir o trabalho realizado. “A gente como sabe das glórias do clube Caratinga e também no futebol, temos pretensões. A partir daí, vindo a aparecer um orçamento próprio, poderemos alçar voos maiores, uma segunda divisão, uma primeira, mas, vamos nas categorias de base primeiro, bem feito, para depois pensar nesse futuro. Coloco para os sócios que só faço com uma condição, um orçamento próprio e todo mundo recebendo em dia”.
Os sócios confirmam o sucesso do evento e da atual administração. O clima é de satisfação com as melhorias observadas no local. É o caso de Edna Dias, que participou mais uma vez da festa. “Tudo muito bom, divertido, povo animado. Todo ano é assim e esse ano não deixa a desejar. Como sócia, acho que a administração está indo bem, muito tranquilo, o clube está melhorando e muito civilizado. Muito bom participar”.
Francisco Freitas tornou-se sócio há pouco tempo, mas já acredita no sucesso e nos projetos que estão por vir para o clube. “Uma comemoração muito boa, é a primeira que eu participo. Administração muito boa, correta. A estrutura é muito boa, estou muito satisfeito com o clube, oferece tudo que a gente quer. O Didi é um cara bom, eu apoio a administração dele e estou com ele na próxima eleição”.
Marcos Arthuzo também confirmou que o evento atendeu às expectativas. “É muito gratificante participar desta festa, de família, unida. A gente como sócio se considera como família, o evento é glorioso, não tem confusão, todo mundo interage. Parabéns ao clube, à organização, porque o evento está muito bom mesmo”.
HISTÓRIA
O Esporte Clube Caratinga foi fundado em 23 de agosto de 1917. Em 1928 foi formada a primeira diretoria com três membros: professor Francisco Costa Ramos, Cel. Pedro Martins, e Dr. Antônio Carlos.
Durante estes longos anos, o clube passou por muitos momentos bons e ruins, crises e glórias. Por ali passaram grandes nomes entre jogadores, técnicos, dirigentes e associados.
Entre muitos dirigentes que fizeram parte desta história estão: Major Etienne Arreguy, Omar Coutinho, Onair de Freitas, Antônio de Araújo Côrtes, Archimedes Theodoro, Aluísio Mendes de Andrade, Milon do Val, Ary Macedo, Wantuil Teixeira de Paula, Paulinho da Bateria, Jorge Mendes Magalhães e Monir Saygli. Hoje o clube é presidido por Márcio Alexandre do Carmo (Didi).