Mesmo sem quadra, escola tem apresentando desempenho considerado surpreendente pelos organizadores
CARATINGA – Geralmente a Educação Física na escola é vista como uma disciplina complementar, como se ela fosse menos importante do que a matemática, história ou a língua portuguesa. Mas, a disciplina tem ganhado um foco maior na cidade. A sua importância é refletida nos Jogos Estudantis de Caratinga.
A pouco mais de duas semanas do encerramento, as competições seguem muito disputadas. A edição deste ano dos Jogos reúne cerca de 2000 alunos atletas de 36 escolas públicas e privadas competindo em 20 modalidades diferentes. A competição une o social e a importância das práticas esportivas, fortalecendo a descoberta de novos talentos dentro das próprias escolas.
Para os organizadores dos jogos, o desempenho de algumas escolas têm surpreendido. Uma delas é a Escola Estadual Sinfrônio Fernandes, que tem obtido destaque nos jogos e se encontra em quarto lugar no quadro geral. A maior surpresa foi o segundo lugar no salto em altura, após os alunos terem sido inscritos por engano na categoria.
A Reportagem esteve na escola para acompanhar o trabalho que é realizado com os alunos, incentivando o esporte. A professora de Educação Física, Marcilaine Neves de Paula, fez questão de parabenizar os alunos, que vêm se destacando nos jogos.
Uma curiosidade é que os atletas que representaram a escola mostram bom desempenho, mesmo sem uma estrutura ideal para treinamento. Apesar de terem uma quadra recém-reformada, o espaço não pode ser utilizado, pois faltam telas de proteção acima das traves, o que faz com que a bola caia na casa de vizinhos durante a prática de esportes. Após inúmeras reclamações de moradores, futebol, por enquanto, só mesmo com bola de papel.
Marcilaine aproveita para pedir à comunidade que contribua para a colocação das telas necessárias. Ela acredita que seria um reforço a mais para um desempenho ainda melhor dos alunos em competições a nível municipal e até estadual. “Os nossos alunos tiveram uma participação brilhante nos jogos, o resultado de um trabalho em equipe e que deu certo. Gostaríamos de poder utilizar a quadra, para que eles tenham condições de treinar melhor e com certeza, esperamos novas conquistas dos nossos atletas”.
A Escola Estadual Sinfrônio Fernandes fica na Rua Santo Antônio, 399, Bairro Santo Antônio. Quem se interessar em contribuir, pode procurar a escola e acompanhar o trabalho realizado com os alunos.