CARATINGA – Com abordagem filosófica, o Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, de Caratinga, iniciou na noite de segunda-feira (6) a XII Semana Temática. A partir do tema “A dignidade da política”, após a missa de abertura, o professor Sérgio Murilo Rodrigues, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, realizou a primeira palestra, com o tema “Política e Religião”. Inspirando-se na atualidade, sua reflexão pautou-se no pensamento do filósofo alemão Jürgen Habermas.
Para o palestrante, é na modernidade que acontece a dessacralização do mundo. A partir dela, o sentido que as pessoas davam a partir de Deus a todas as coisas foi sendo substituído, aos poucos, por uma racionalidade isenta de valores religiosos, entretanto, na política, as instituições religiosas têm voltado, aos poucos, a assumir uma postura influente, isso, é claro, adaptado as regras da sociedade atual. Ainda, segundo ele, o estado laico não é contra a religião, garantindo, inclusive, aos cidadãos, dentro da lei, o direito de adesão a qualquer profissão religiosa. Cabe ao estado laico defender a liberdade religiosa.
Abordagem filosófica acerca da política
Na segunda noite de reflexões da XII Semana Temática do Seminário Diocesano Nossa do Rosário, realizada na terça-feira (7) seminaristas e convidados acompanharam uma reflexão sobre dignidade e estética da política a partir da pensadora contemporânea Hannah Arendt.
A reflexão foi conduzida pelo conferencista professor Dr. Rosângelo Miranda, da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce, de Governador Valadares.
Ainda no mesmo dia, às 17 horas, o bispo diocesano de Caratinga, dom Emanuel Messias de Oliveira, presidiu solene celebração eucarística na capela do Seminário, em comemoração pelo dia de sua padroeira, Nossa Senhora do Rosário.
Na manhã de quarta-feira (8), o professor Nelson Sena, do Centro Universitário de Caratinga, fez uma abordagem do cenário político brasileiro. Às 19 horas, houve conferência com o tema “Responsabilidade de expressão: por uma política digna”, que foi conduzido pelo professor Dr. Alexey Dodsworth, da Universidade do Estado de São Paulo (USP).
ENCERRAMENTO
No final da manhã de sexta-feira (10) aconteceu o encerramento das reflexões da XII Semana Temática. Após a última conferência, que abordou o tema “Economia e política”, realizada pelo professor Eduardo Condé, da Universidade Federal de Juiz de Fora, fechou uma série de palestras sobre a abordagem filosófica da política.
Ao longo da semana, seminaristas, padres, religiosos e convidados, acolheram renomados conferencistas de diversas regiões do Brasil. De modo geral, as reflexões buscaram resgatar a dignidade da política, a partir de seu sentido mais original, desde a época grega até os tempos mais modernos.
“Nosso objetivo foi convidar a sociedade caratinguense a pensar e fazer política nesse sentido profundo da palavra. Às vezes nossa sociedade como um todo ainda tem uma marca pobre, que é a marca da negatividade. As pessoas olham para a política como algo sem valor, sem importância”, avalia o diretor de estudos do Seminário Diocesano, padre José Raul dos Santos Oliveira.
Segundo padre José Raul, as reflexões ajudaram a aprofundar o significado da palavra e das dimensões do ser político, de modo a ajudar os participantes a serem verdadeiros políticos que ajudarão na construção de um mundo mais justo e fraterno.
Conforme o seminarista Leonardo Augusto, um dos organizadores do evento, a ideia de se discutir o tema da dignidade da política surgiu a partir do estudo da pensadora alemã Hannah Arendt, a partir da observação do cenário sócio-político brasileiro e do descrédito das pessoas com relação às eleições. “Quisemos ajudar as pessoas a resgatarem essa dimensão tão importante que é a participação social”, destaca.
A realização da XII Semana Temática acontece a partir do empenho dos alunos do curso de filosofia do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, principalmente dos estudantes do 3º ano do curso, com o apoio da direção da casa, do bispo diocesano e dos professores da área de filosofia, principalmente do professor Maurício da Cruz.