Crianças, idosos e deficientes físicos foram o público-alvo das ações de conscientização sobre o comportamento dos condutores de veículos e de pedestres no trânsito
CARATINGA – A Prefeitura de Caratinga, juntamente com os parceiros SEST/SENAT, a Polícia Militar de Minas Gerais, a Polícia Rodoviária Federal e o Centro de Formação de Condutores Auto Moto Escola Vitória, o Rotary, a ADEFIC (Associação dos Deficientes Físicos de Caratinga) e a sociedade civil comemorou no dia 25 de setembro o Dia Nacional do Trânsito no encerramento da Semana Nacional do Trânsito 2014.
A Secretaria de Defesa Social realizou, com seus aliados, várias ações de conscientização sobre o comportamento dos condutores de veículos e de pedestres no trânsito na manhã de quinta-feira na Praça Cesário Alvim, em frente à Catedral de São João Batista.
O tema proposto nacionalmente é “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Cidade para as pessoas – Proteção e prioridade ao pedestre”. As comemorações do Dia Nacional do Trânsito contaram, também, com o apoio e a participação dos alunos do Curso Tecnológico de Segurança no Trânsito do UNEC – Centro Universitário de Caratinga, com a participação dos alunos do CEIM Belas Artes.
Gabriela Mariano de Araújo, 6 anos, é aluna do CEIM Belas Artes e conta que gostou de participar da festa. “Quando eu estive nesta Praça com os meus pais ela estava vazia, agora está diferente e mais bonita porque tem brinquedos para aprendermos a respeitar os sinais. Gostei de participar porque ganhamos revistinhas e balas”.
Arnaldo José da Silva, 60 e Terezinha Braz do Nascimento Silva, 53, passavam pelo local e participaram do evento. “É bonito ver tantas crianças reunidas aprendendo a se comportar no trânsito. Assim, quando forem adultas poderão ter mais cuidados e ajudar na diminuição dos acidentes”, explicou Arnaldo.
CREDENCIAL DE VAGAS ESPECIAIS DE ESTACIONAMENTO
O prefeito Marco Antônio visitou os estandes e destacou que uma das ações mais importantes da Semana Nacional de Trânsito de 2014 em Caratinga foi a entrega das Credenciais para estacionamento Especial para Idoso e Pessoa com Deficiência Física. “Esta conquista não é da Prefeitura de Caratinga, é uma luta da Prefeitura para beneficiar os cidadãos caratinguenses, tanto que recebeu o reconhecimento da sociedade e elogios do presidente e de membros da ADEFIC (Associação dos Deficientes Físicos de Caratinga).
Rubens Nogueira Lacerda, 77, passava pelo local e solicitou sua inscrição. “Eu vi a notícia na televisão e me interessei porque a minha esposa e eu necessitamos de uma vaga quando venho de carro para o centro da cidade. Muitas vezes precisamos estacionar mais perto dos locais onde temos de ir e não conseguimos vaga ou há outros carros ocupando as vagas destinadas aos idosos. Com nossas credenciais teremos vagas garantidas e caso houver algum veículo estacionado sem credencial podemos solicitar uma fiscalização”.
PARCERIAS
O secretário de Defesa Social, Isaías de Freitas Borges, agradeceu pelas parcerias. “A Prefeitura de Caratinga conta com importantes parceiros durante a realização da Semana Nacional de Trânsito. Agradecemos às instituições, entidades, às escolas estaduais e municipais que mobilizaram professores e alunos para participar de ações educativas como as blitzen que foram realizadas durante esta última semana”.
A diretora de Defesa Social, Cristiane do Val destacou da participação da mascote “Supertran” nas atividades realizadas durante a Semana “Esta mascote foi escolhida em 2009 pelos alunos das escolas da rede pública e particular de ensino do Município de Caratinga e Região. Por ter sua roupa simbolicamente desenhada sobre o trânsito, as crianças e a mascote ficam todo o tempo interagindo a fim de criar uma proximidade delas com as sinalizações de trânsito com as quais elas têm contato no dia a dia”.
A CAMPANHA
Borges faz um balanço positivo da Semana Nacional de Trânsito em Caratinga. “Durante dez anos de sua realização, a Campanha teve o objetivo principal de reunir esforços e estimular ações em todo o mundo para conter e reverter a tendência crescente de fatalidades e ferimentos graves em acidentes no trânsito no planeta”.
Os principais pontos que foram trabalhados durante a Semana Nacional de Trânsito para a conscientização foram:
A gestão nacional da segurança no trânsito;
A infraestrutura viária adequada;
A segurança dos veículos;
O comportamento e segurança dos usuários;
O atendimento ao trauma, assistência pré-hospitalar, hospitalar e à reabilitação.