11 escolas da rede estadual do município de Caratinga oferecerão esta modalidade de ensino
CARATINGA – A partir desta semana, as escolas da rede estadual de ensino puderam dar início às ações de educação integral. Foi publicada no Diário Oficial dos Poderes do Estado do último dia 2, a Resolução 2.749/2015 que dispõe sobre o funcionamento e operacionalização das ações de educação integral nas escolas estaduais.
Assim, os diretores poderão organizar turmas de educação integral em suas escolas. Inicialmente, as ações serão desenvolvidas em 1.279 escolas que, em 2014, participaram do Programa Mais Educação, do Ministério da Educação (MEC). Novas escolas poderão solicitar a participação ao longo do ano.
Com as novas ações propostas, além de o estudante ter o acompanhamento pedagógico e orientação de estudos, ele também participará de atividades que contribuam para sua formação integral.
As ações deverão contemplar, no mínimo, quatro dos seguintes eixos formativos: acompanhamento pedagógico/orientação de estudos (obrigatório); esporte e lazer; memória, cultura e artes; história das comunidades tradicionais e sustentabilidade; educação em direitos humanos; promoção da saúde; educação ambiental, educação econômica, economia solidária e criativa; comunicação; uso de mídias e cultura digital e tecnológica; agroecologia e iniciação científica.
Professor coordenador
Outra novidade da educação integral em 2015 é que as escolas que atendem a quatro ou mais turmas em educação integral, poderão ter um professor comunitário/coordenador que será escolhido, entre o grupo de professores/ especialistas da Educação Básica, pela direção da escola e referendado pelo colegiado escolar.
Além disso, as escolas deverão solicitar mais um profissional de apoio às atividades. A cada 50 alunos atendidos na educação integral, cada diretor de escola deverá acrescentar na tabela da Resolução do Quadro de Pessoal este número de alunos, o que lhe permitirá um aumento no quantitativo de Auxiliares de Serviços de Educação Básica (ASB). Esse profissional deverá auxiliar na alimentação dos estudantes e limpeza e organização dos espaços.
A Secretaria de Estado de Educação pretende ampliar gradativamente o número de estudantes em turmas de educação integral. Até 2018, a previsão é conseguir aproximar-se da meta do Plano Nacional de Educação (PNE), que estipula que 25% das matrículas da rede pública devem ser feitas em turmas de educação integral.
CARATINGA
Nos 24 municípios que compõem a jurisdição da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Caratinga, aproximadamente 50 escolas oferecerão esta modalidade de ensino a partir da próxima semana.
No município de Caratinga participarão: Escola Estadual Dom Carloto, Escola Estadual Engenheiro Caldas, Escola Estadual Maria Isabel Vieira, Escola Estadual Venceslau José da Silva – Santa Efigênia, Escola Estadual José Ferreira Mendes – Santa Efigênia, Escola Estadual Professora Maria Fontes – Santa Luzia, Escola Estadual Antônio Penna Sobrinho – Santo Antônio do Manhuaçu, Escola Estadual João Moreira Franco- São Cândido, Escola Estadual Sudário Alves Pereira – Patrocínio, Escola Estadual Mary Lucca Chagas – São João do Jacutinga e Escola Estadual Coronel Florentino Miranda Costa – Sapucaia.
De acordo com a diretora da 6ª SRE, Landislene Gomes Ferreira, algumas escolas não contempladas nesta primeira etapa, já protocolaram solicitação que foi encaminhada para a Secretaria de Estado de Educação para análise. Dentre elas, a Escola Estadual Isabel Vieira, localizada no Bairro da Graças, em Caratinga.