CARATINGA – A Unidade Doctum Caratinga realizou no início de novembro a entrega dos prêmios aos estudantes vencedores de mais uma edição das Olimpíadas Acadêmicas. O concurso, que já se tornou uma tradição nas 14 unidades que compõem a rede nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, tem por finalidade premiar os melhores alunos. Os estudantes fizeram uma avaliação com 20 questões, nas modalidades de português ou matemática, no dia 26 de setembro.
A finalidade principal do exame é despertar o interesse dos alunos pelas disciplinas, estimulando a melhoria da qualidade do ensino nas escolas de Ensino Médio da região, ajudando ainda no mapeamento de eventuais deficiências.
O primeiro e o quarto lugar da Regional Leste foram para as alunas Aline Martins e Rosangela Duprat, respectivamente. Ambas estudam na Escola Estadual Dr. José Augusto Ferreira, na cidade de Entre Folhas. Aline foi contemplada com um notebook e uma bolsa de estudos integral; Rosângela levou um aparelho MP4 e uma bolsa de estudos de 50% em qualquer curso de graduação oferecido nas Faculdades Integradas de Caratinga.
O segundo e o terceiro lugar ficaram com a Escola Regina Pacis, em Raul Soares, as estudantes vencedoras foram Rayra Vieira (2º) e Nardele Silva (3º). Ambas receberam tablets e bolsas de estudos de 50% pelo bom desempenho alcançado. A quinta colocação foi obtida pela aluna Mariana Oliveira, da Escola Moacyr de Mattos, em Caratinga, que conseguiu um MP4 e uma bolsa de 30%.
Aline, primeira colocada no teste, no qual concorreu com outros 1000 inscritos, conta que já é a segunda vez que se submete ao exame das Olimpíadas Acadêmicas. Para ela, a iniciativa da Rede Doctum estimula a busca pelo conhecimento, aliada ao valioso empenho dos professores. “Minha colocação se deve à dedicação e incentivo dos professores, que no decorrer do ano vem nos preparando com simulados. Isso me ajudou bastante no resultado da prova”, conta.
O diretor da Unidade Doctum Caratinga, Alexandre Leitão, participou de todas as premiações nas escolas da região e se diz emocionado com os resultados. “Para a nossa instituição é gratificante ver o fruto dos esforços dos mestres e alunos, que mesmo em face de dificuldades e escassez de recursos lutam para que o poder transformador da educação perpetue”, pontua.
Rosângela do Carmo Silva, diretora da Escola Dr. José Augusto avalia que a iniciativas como as da Doctum fazem a diferença, pois valorizam o ensino público. “Ideias assim fazem com que os alunos sonhem e vislumbrem um futuro melhor”, destaca.
Outras cinco regionais da rede também realizaram a entrega de prêmios e bolsas aos alunos vencedores.