Ações em Caratinga orientam a população a respeito da doença
CARATINGA – O Dia Mundial de Luta contra o Câncer foi celebrado ontem. O evento foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com a finalidade de atrair a atenção da população para o aumento dos índices de câncer e também para as ações de prevenção e combate à doença.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mais de 12 milhões de pessoas no mundo são diagnosticadas todo ano com câncer. Cerca de oito milhões morrem. No Brasil, o Inca estima em 580 mil casos novos da doença para 2015. Se medidas efetivas não forem tomadas, haverá 26 milhões de casos novos e 17 milhões de mortes no mundo em 2030, sendo que 2/3 das vítimas vivem nos países em desenvolvimento.
Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Caratinga está realizando a Semana da Saúde e ontem profissionais da área estiveram no calçadão da Rua Miguel de Castro para conscientizar a população das medidas preventivas contra o câncer.
Rose Heringer, coordenadora de Saúde Bucal do município de Caratinga, esteve com sua equipe realizando uma campanha de prevenção, onde foram repassadas orientações como, por exemplo, evitar o uso do tabaco, do álcool, higienizar a boca, ter uma dieta balanceada, rica em vegetais, fibras, legumes, verduras e visitar o dentista ao menos uma vez ao ano para fazer diagnóstico precoce e realizar o autoexame da boca. “As pessoas no dia a dia deverão estar examinando suas bocas, procurando um sinal ou sintoma, que pode ser uma ferida que não cicatrize em até 15 dias, uma mancha branca ou vermelha, nódulos na região do pescoço e se perceber algo desse tipo, procurar um dentista para ser avaliado”, orientou Rose.
Márcia Maria da Rocha, do Núcleo do Câncer, também participou dos trabalhos com a Prefeitura. Márcia explicou que o Núcleo também trabalha com a prevenção. “Queremos enfatizar que prevenir é melhor do que tratar. O tratamento do câncer é muito agressivo. A mulher deve fazer o autoexame nas mamas, o preventivo; e os homens podem procurar um médico para fazer o exame da próstata. As pessoas devem sempre estar fazendo exames gerais, pois são vários os tipos de câncer”.
Júlia Assis, coordenadora do Departamento de Promoção à Saúde, disse que foram aproveitadas as datas da Organização Mundial da Saúde para trabalhar os temas com a população caratinguense. “Na segunda-feira (6) foi o Dia Mundial de Atividade Física, onde foi incentivada a prática de exercícios; na terça-feira (7) foi o Dia Mundial da Saúde, onde foram repassadas dicas de prevenção, em que o tema foi alimentação saudável e o Departamento de Vigilância Sanitária orientou a população. E hoje (ontem) é sobre o câncer. Dois dentistas estiveram no Calçadão para identificar sinais que podem causar a doença e foram passadas orientações à população”.
Hoje, no Calçadão, a equipe de combate à dengue apresenta uma peça de teatro para as crianças e passará orientações para evitar a proliferação do mosquito. “Na parte da tarde uma palestra será feita da Escola Estadual Isabel Vieira; convidamos meninas de 9 a 13 anos, já que estamos dentro de uma campanha de vacinação do HPV e na sexta-feira (10) encerramos a semana com o Mutirão da Saúde em Movimento no Bairro Anápolis”, informou Júlia Assis.