CARATINGA – O Núcleo de Documentação e Estudos Históricos – NUDOC, em comemoração ao dia do Índio, 19 de abril; preparou uma amostra cultural para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Escola “Professor Jairo Grossi”.
Encantados pela magia da cultura indígena, os alunos assistiram a documentários sobre a história de vida dos índios, como se vestem, seu comportamento, e tudo que gira em torno desse influenciador da nossa cultura.
Cláudio Barros, coordenador do NUDOC, diz que a Semana do Índio é um programa que funciona anualmente. “Procuramos, sempre, valorizar as comunidades indígenas, não deixar se perder suas histórias e culturas. Por isso trabalhamos com os alunos, de várias as séries, a valorização da historia do Brasil, incentivá-los a desenvolver uma mentalidade de que grande parte da história do nosso país é decorrente dos índios, nossa herança cultural recebeu essa contribuição”.
Supervisora pedagógica da “Jairo Grossi”, Angélica Nunes Cota, alega ser muito importante mostrar para os alunos a importância dos índios em nossa cultura. “Próximo à data comemorativa, nós procuramos trabalhar desde a Educação Infantil até o Ensino Médio a cultura indígena. Fazemos sempre um paralelo, quem é o índio, desde o descobrimento do Brasil até hoje qual foi sua evolução e suas mudanças de hábitos. Procuramos mostrar que o índio é contemporâneo e tem os mesmos direitos que nós. Então, em parceria com o NUDOC apresentamos para nossos alunos toda a história”.
“São realizados, após a visita ao NUDOC, debates usando fotos, pesquisas, ilustrações, vídeos, músicas e a literatura de contos indígenas. Aplicamos aos alunos atividades de acordo com a série adequada”, encerra a supervisora pedagógica.