Nutricionistas do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) realizam reuniões mensais em todas as Unidades de Saúde promovendo a reeducação alimentar
CARATINGA – O Dia Mundial da Alimentação, comemorado, pela primeira vez, em 16 de outubro de 1981 foi criado com o intuito de promover uma reflexão sobre a alimentação a nível mundial e, principalmente, sobre a fome no planeta.
A data é celebrada atualmente em mais de 150 países como uma importante oportunidade para conscientizar a opinião pública sobre as questões da nutrição e alimentação. Esta data assinala ainda a fundação da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura).
A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o ano 2014 como “Ano Internacional da Agricultura Familiar”.
O tema do Dia Mundial da Alimentação 2014 é “Alimentar o Mundo, cuidar o planeta” e tem, como objetivo fundamental, sensibilizar sobre a importância da agricultura familiar e dos pequenos agricultores.
NUTRICIONISTAS GRATUITOS DO NASF
A Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o trabalho de nutricionistas do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) realizam reuniões nas ESF (Estratégias Saúde da Família) com os Grupos de Apoio Nutricional.
A nutricionista Vanessa Nascimento Pinho explica os objetivos das palestras. “O ideal é que qualquer pessoa, seja ela sadia ou portadora de alguma doença, tenha uma alimentação saudável. As palestras sobre a importância da alimentação são realizadas pelos nutricionistas do NASF durante todo o ano. Reunimos com os Grupos dos PSFs de todos os bairros e distritos de Caratinga. As reuniões no Bairro Santa Zita acontecem em todas as primeiras quintas-feiras do mês em dois horários, às 8h e às 14 horas. O acompanhamento é feito por pesagem e retirada de medidas para verificar as alterações dos pacientes tratados”.
A moradora do Bairro Santa Zita, Lusmar Ferreira Costa, de 52 anos participa do grupo e conta que mudou muitos hábitos que praticava em seu dia a dia. “Além de mudar hábitos em casa, durante a preparação dos alimentos, passei a tomar mais cuidados com a combinação de alimentos e ainda criei o hábito de prestar mais atenção aos rótulos das embalagens dos produtos durante as compras”.
Maria de Lourdes Abreu, 48, conta que começou a participar do Grupo a convide da vizinha Lusmar. “Eu não sabia que a Prefeitura de Caratinga oferecia gratuitamente estes serviços de Nutrição. Esta já é a segunda reunião que participo, mas já mudei muitos hábitos porque as informações nos despertam para evitar erros na alimentação. Os moradores devem procurar as Unidades de saúde de seu bairro e usufruir deste serviço que é próximo de casa e é de graça. É preciso manter este trabalho que é muito importante para as pessoas”.
PAA E O DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
O secretário interino de Agronegócios da Prefeitura de Caratinga, Juarez Junior da Silveira, fala sobre a discussão e a preocupação da ONU sobre o tema. “A ONU procura centrar a atenção mundial no relevante papel da agricultura familiar e na erradicação da fome e da pobreza. Este tema é diariamente citado em nossa região, uma vez que o município de Caratinga implantou, em parceria com o Governo Federal, o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e, pelo fato de estar sendo tratado com grande responsabilidade o PAA tem alcançado grande sucesso”.
Outros pontos discutidos pela ONU, segundo o secretário, são a promoção da segurança alimentar, a melhoria da nutrição e da qualidade de vida, a gestão dos recursos naturais, a proteção do meio ambiente e o desígnio do desenvolvimento sustentável, em particular nas zonas rurais. “Caratinga é um município avançado em todos estes setores”, comenta Juarez. “A Gestão 2013-2016 assinou a carta-compromisso com o PCS (Programa Cidades Sustentáveis) e está empenhada em cumprir suas responsabilidades e tudo isto reverterá positivamente para o combate à fome”, ressalta.
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
O Dia Mundial da Alimentação foi criado com o objetivo de promover a discussão e a reflexão acerca de assuntos como fome e segurança alimentar, evocando temas que nos fazem pensar na população carente, sua segurança alimentar e nutrição.
Mais de 800 milhões de pessoas vivem numa situação denominada “insegurança alimentar”. Isto significa que mais de 800 milhões de pessoas não usufruem de uma alimentação saudável, de qualidade ou em quantidade suficiente para suprir suas necessidades.
A alimentação adequada é um direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana, consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), no seu artigo 25º, “toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação (…)”, devendo o poder público adotar as políticas e ações que se considerem necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população.
Temas já abordados no dia Mundial da Alimentação:
“Pobreza rural” (1985);
“Alimentação e meio ambiente” (1989);
“A luta contra a fome e a desnutrição” (1996);
“Lutar contra a fome para reduzir a pobreza” (2001);
“Preço dos Alimentos – da Crise à Estabilidade” (2007).