CARATINGA – Começou nesta sexta-feira (14) o mutirão de cirurgias do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA) que deverá diminuir a longa fila de espera por procedimentos de diferentes especialidades. Esta é a primeira vez que o hospital participa do programa do Ministério da Saúde que destina recursos especiais para mutirão de cirurgias programadas para pessoas de todas as idades.
As cirurgias com data agendada, chamadas de “eletivas”, estavam acontecendo normalmente, de acordo com a disponibilidade do hospital, mas, a partir de agora, serão intensificadas, podendo ocorrer até trezentos procedimentos por mês. Segundo o provedor do hospital, padre José Antônio Nogueira, serão atendidos pacientes de toda a microrregião. “Esse mutirão esta acontecendo a partir da parceria com as prefeituras e a UNEC. A previsão inicial é que sejam feitas 300 cirurgias por mês. Existe a possibilidade de aumentar conforme a demanda”, informou o provedor.
A médica Daniela Genelhu, que compõe a diretoria do hospital desde que a Fundação Educacional de Caratinga (FUNEC) assumiu a administração, explicou que foi preciso se reestruturar para atender o número maior de pacientes. “Uma equipe de médicos foi contratada e aumentamos consideravelmente o número de leitos do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora para podermos atender estes 300 pacientes ao mês. Mas nossa esperança é poder aumentar esta quantidade de atendimentos”, ressaltou a médica.
Daniela Genelhu espera que convênio com o Ministério da Saúde seja renovado, pelo menos, até abril de 2015.
Quem aguarda por cirurgia do SUS (Sistema Único de Saúde) e quer aproveitar o mutirão do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, deve procurar a prefeitura do seu município para saber dos procedimentos.
Somente na sexta-feira (14) foram feitas dez cirurgias de varizes.
Informações Rádio Cidade