CARATINGA- Teve início a reforma do imóvel da antiga Estação Ferroviária, situada à Praça Coronel Rafael da Silva Araújo, a Praça da Estação.
Relatórios técnicos apontavam a necessidade de restauração do espaço, como problemas na cobertura, sistema de captação e drenagem de águas pluviais, forros e entorno. Na área externa, trincas e pichações, além de portas e janelas danificadas.
A prefeitura está realizando a obra com o crédito aprovado de R$ 200 mil reais no orçamento pela Câmara Municipal. O executivo ainda não informou se imóvel irá abrigar algum departamento municipal.
A ESTAÇÃO
Em 1927, Agenor Ludgero Alves conseguiu a assinatura de contrato entre o município, a Estrada de Ferro Leopoldina e o estado de Minas Gerais, com a inclusão de Caratinga entre as cidades beneficiadas. Em 14 de julho de 1928 tiveram fim os estudos para a instalação da Estrada de Ferro, o que ocorreu em 1930, em meio a enormes festividades.
Conforme reportagem da página ‘Estações Ferroviárias do Brasil,’ a Estação terminal da linha (embora houvesse planos para ligá-la a Carangola), “pelo menos até 1980 ainda recebeu trens mistos: mais ou menos nesta época, o tráfego de passageiros acabou”.
O imóvel da estação de Caratinga possui estilo colonial de construção em alvenaria, sendo o único vestígio do tráfego ferroviário no município. O prédio foi tombado através do decreto nº 10/98, e está sujeito a proteção especial de acordo com a Lei Municipal nº 2420/97.
- Teve início a reforma do imóvel da antiga Estação Ferroviária
- A prefeitura está realizando a obra com o crédito aprovado de R$ 200 mil reais no orçamento pela Câmara Municipal
- Relatórios técnicos apontavam a necessidade de restauração do espaço, como problemas na cobertura