Em alguns lugares a lavoura está carregada, mas há preocupação quanto a qualidade do produto
ENTRE FOLHAS – A colheita de café já começou. São mais de 2.000 produtores na região. Acredita-se que a safra gere empregos para mais de 5.000 pessoas. O momento é de expectativas e apostas. No princípio do ano, a estiagem e a alta temperatura deixaram a sensação de que a produção seria de uma safra semelhante à anterior, marcada por pouco café e baixa qualidade.
O efeito da estiagem ainda permanece, mas, há quem acredite que as poucas chuvas que caíram sobre a região foram suficientes para recuperar e salvar a lavoura, ainda que com grãos menores, mas, carregados. Por outro lado, há aqueles mais pessimistas e que acreditam que o resultado será abaixo das expectativas.
A colheita ocorre normalmente entre os meses de maio e julho, período que a maioria dos frutos já amadureceu e tornaram-se cerejas. Este período exige rapidez e atenção do produtor, pois, os cafés devem ser colhidos antes de caírem no chão. Os frutos que permanecem muito tempo na árvore ou no solo tendem a ser pretos ou “ardidos”, prejudicando a qualidade final do produto.
O DIÁRIO DE CARATINGA esteve na região de Entre Folhas e conversou com algumas pessoas que trabalhavam na colheita de café. Eles disseram que o clima não ajudou e que algum prejuízo é inevitável.
Adenilson Januário Dutra coordena uma das turmas da colheita em uma propriedade, composta por 14 pessoas. Ele trabalha com café há quatro anos e acredita que o período está sendo difícil. “O café não está rendendo muito. A colheita não está muita boa, não choveu. Confesso que não está o que o a gente esperava, principalmente porque a chuva atrasou”.
Ele explica que a carga está boa, mas a qualidade do produto foi afetada. Boa parte do café já está considerada “perdida”. “Esses grãos, exemplo, já não prestam, quando secarem se tornarão palha. Já perdeu, agora é jogar fora”, mostra Adenilson.
A colheita teve início há 20 dias. Adenilson acredita que haverá uma queda de pelo menos 30 %. Eles costumavam colher mil sacas de café.