Sicoob Credileste premia talentos do Concurso Cultural

CARATINGA- O Concurso Cultural 2025 revelou talentos promissores nas cidades de Caratinga, Iapu, Manhuaçu, Matias Barbosa e Juiz de Fora. O evento, promovido pelo Sicoob Credileste, tem como objetivo incentivar a criatividade e o cooperativismo entre os estudantes da rede pública e privada de ensino, com produções nas categorias poema, desenho, texto narrativo e tirinha em quadrinhos.

O tema foi “Diversidade que soma, cooperação que multiplica”, inspirado nos valores cooperativistas e no respeito às diferenças. A proposta levou os estudantes a refletirem sobre empatia, solidariedade e o poder da união para transformar a comunidade.

Na manhã desta terça-feira (28), o Sicoob Credileste realizou a premiação dos três melhores trabalhos de cada categoria em Caratinga. Os trabalhos que se destacaram agora seguem para a etapa estadual, coordenada pelo Instituto Sicoob.

A analista de cidadania e sustentabilidade, Gicelene Azevedo, explicou que o projeto é uma das diversas ações de aproximação do Sicoob com a comunidade. “O foco do Sicoob Credileste é estar mesmo em contato com a comunidade. A escola faz uma seleção dos seus alunos e envia para nós. Temos duas pessoas que fizeram essa seleção: a escritora Marilene Godinho e o cartunista Edra. Fizemos a premiação para valorizar as crianças daqui”.

O presidente do Sicoob Credileste, Ladir Firmino, destacou a importância do incentivo cultural. “Quando pensamos nesse trabalho cultural, geralmente com as escolas, ficamos muito felizes porque quando divulgamos a ideia, as escolas querem participar. Isso é muito importante, pois estamos instruindo as nossas crianças a participar, e com isso temos uma convivência muito boa. Nos sentimos realizados”.

Durante o evento, os estudantes premiados compartilharam suas experiências e inspirações. A aluna Elisa Alves Louzada, vencedora na categoria Desenho, contou que pensou em ações que pudessem melhorar a vida das pessoas em sua comunidade. “Fui pensando em coisas que ajudariam a comunidade de Caratinga, desenhando o que me veio à mente. Ajudar ao próximo, que é uma atitude muito bonita”.

Na categoria Texto Narrativo, Maria Eduarda de Oliveira ressaltou o quanto aprendeu com a experiência. “Foi muito bom ter escrito esse texto porque tudo que eu aprendi na escola eu peguei e escrevi no papel. Decidi criar o texto de um menino especial, que vai ajudar no cooperativismo e essas coisas”.

Também premiada na mesma categoria, Alice Gomes Genelhu destacou o aprendizado e a mensagem de solidariedade em sua história. “Gostei muito de participar. Escrevi sobre ajudar os outros. Aí eu fiz a história de um menino que era excluído”

A estudante Li Min Huang Silva, vencedora na categoria Tira em Quadrinhos, destacou a importância do tema proposto. “Eu fiz uma tirinha em quadrinhos e retratei o tema que foi proposto, Gosto de desenhar, quadrinhos foi a primeira vez. Estou muito honrada por estar participando desse concurso”.

Categoria Desenho
• Elisa Alves Louzada – Colégio Expoente
• Alana Safira Resende Peixoto – E.M. Profª Maria do Carmo Ribeiro
• Alice Fernandes – Escola Professor Jairo Grossi
Categoria Poema
• Maísa Moraes Miranda – Escola Professor Jairo Grossi
• Isabelle Souza F. da Costa – Colégio Genoma
• Moisés Oliveira G. Silva – Colégio Genoma
Categoria Tira em Quadrinhos
• Beatriz Assis Cunha – Colégio Genoma
• Sofia Alves da Silveira – Colégio Genoma
• Li Min Huang Silva – Colégio Expoente
Categoria Texto Narrativo
• Maria Eduarda de O. Silva – E.M. Dona Glorinha Rocha Abelha
• Ana Laura Pereira da Silva – E.M. Santo Antônio
• Alice Gomes Genelhu – Escola Professor Jairo Grossi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *