Secretaria de Meio Ambiente quer colaboração de grandes geradores de resíduos

Secretaria está fazendo a proposta de que estas empresas disponibilizem contêineres, a exemplo de alguns comerciantes da cidade que já adotam o modelo (imagem ilustrativa)

Ação busca, dentre outros objetivos, que empresas organizem o lixo de forma eficiente para a coleta
CARATINGA- Desde o início de 2024, a Secretaria de Meio Ambiente de Caratinga tem enviado ofícios para estabelecimentos e instituições que são grandes geradores de resíduos, que devem, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), dispor de planejamento e responsabilidade sobre a destinação de seus resíduos.
Conforme a PNRS, os chamados grandes geradores, públicos ou privados, pessoas físicas ou jurídicas, que geram em média acima de certa quantia de resíduos por dia são enquadrados nessa situação e precisam colaborar/responsabilizar com a destinação dos resíduos. Estão nesta lista, por exemplo, os supermercados.
Em busca de um ponto de equilíbrio e soluções compartilhadas para a qualidade de vida, a Secretaria está fazendo a proposta de que estas empresas disponibilizem contêineres, a exemplo de alguns comerciantes da cidade que já adotam o modelo, para evitar que a grande quantidade de lixo fique nas calçadas, poluindo o ambiente. Também há a orientação de colocar o lixo na rua nos horários da coleta, pois, alguns estabelecimentos comerciais da área central colocam os resíduos na via ao final do expediente, mas, a coleta só ocorre no dia seguinte.
Outra proposta da Secretaria de Meio Ambiente é criar uma política de parceria com a comunidade, inclusive doando lixeiras, mudas de árvores e campanha de educação, por exemplo. Além disso, o apadrinhamento de instituições ou de seletores independentes de materiais recicláveis, doando lixeiras, carrinhos ou criando outros apoios.
Conforme apurado pelo DIÁRIO, no momento, a ação tem caráter educativo e de parceria com estas empresas. No entanto, caso não haja resposta por parte dos grandes geradores de resíduos, se constatadas irregularidades disposição de seus resíduos, a Secretaria de Meio Ambiente dará início às notificações.

Manchete do dia

Últimas Notícias