INHAPIM – Em sessão solene realizada na noite desta segunda-feira (20), o plenário José Targino de Souza, da Câmara Municipal de Inhapim, foi palco de uma homenagem ao delegado da Polícia Civil Guilherme Lincoln Rocha Pereira, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade inhapinhense.
Após quase quatro anos à frente da Delegacia de Polícia Civil da Comarca de Inhapim, o delegado — que tem apenas 25 anos — está deixando o cargo para ingressar no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) como promotor de justiça.
Natural de Ipatinga, Guilherme Lincoln assumiu a delegacia aos 22 anos, logo após antecipar sua formatura em Direito para tomar posse como delegado. Sua atuação foi marcada por eficiência, carisma e comprometimento com a segurança pública. Durante sua gestão, destacou-se pelo combate à criminalidade, pela agilidade na condução de inquéritos e pela celeridade investigativa.
O presidente da Câmara Municipal, juntamente com os vereadores e o prefeito Sandro Adriano Oliveira Silva, destacou o empenho e a dedicação do delegado, ressaltando a importância de seu trabalho para a segurança e o bem-estar da população.
Representando as forças de segurança, o delegado regional Luiz Eduardo, o 1º tenente Lucas Marliere (Polícia Militar) e o diretor do Presídio de Inhapim, Ed Carlos, elogiaram a competência e o profissionalismo de Guilherme Lincoln, desejando sucesso em sua nova jornada no Ministério Público.
Em discurso emocionado, o homenageado agradeceu o carinho e a presença dos familiares, da namorada e sogra, dos colegas de delegacia, dos vereadores e do prefeito Sandro Adriano.
“Foi uma honra servir à população de Inhapim e trabalhar ao lado de pessoas tão dedicadas. Levarei comigo o aprendizado e o carinho desta cidade que me acolheu com tanto respeito”, declarou.
A cerimônia foi encerrada com um café especial oferecido aos convidados.
Trajetória de destaque
Filho do 1º sargento da Polícia Militar de Minas Gerais, Adilson Rodrigues Pereira, e de Cleunice Marilza Rocha Pereira, Guilherme Lincoln nasceu em 10 de março de 2000, em Ipatinga. Desde cedo, demonstrou disciplina e vocação para o serviço público.
Ingressou na Faculdade de Direito em 2018, onde atuou como estagiário no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), no Juizado Especial de Ipatinga. Aos 21 anos, foi aprovado no Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar de Minas Gerais, e, no ano seguinte, alcançou o primeiro lugar no concurso público para delegado da Polícia Civil de Minas Gerais.
Diante de seu desempenho excepcional, obteve autorização para antecipar a conclusão da graduação e tomar posse no cargo aos 22 anos. Desde então, exerceu a função com destaque, sendo lotado na Delegacia de Inhapim desde dezembro de 2022.
Pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal e em Direito Público Contemporâneo, Guilherme Lincoln foi aprovado, neste ano, no LXI Concurso de Promotor de Justiça do MPMG, coroando uma trajetória marcada por mérito, dedicação e compromisso com a justiça.













