“Colégio Estadual” comemora 62 anos e inaugura biblioteca Eugênio Maria Gomes

Participantes da solenidade

CARATINGA– A Escola Estadual José Augusto Ferreira comemorou nesta segunda-feira (19) os seus 62 anos e reinaugurou sua biblioteca que agora leva o nome de Eugênio Maria Gomes.

O homenageado, professor Eugênio, estudou na escola no período de 1974 a 1976, quando cursou o Ensino Médio. Atualmente, participa de projetos de incentivo à leitura e à escrita, conduzidos pela professora Jânia Corrêa.

Em entrevista ao DIÁRIO, o professor Eugênio falou sobre a satisfação da homenagem. “Estou muito feliz porque passei aqui meu Ensino Médio todo, venho aqui com frequência, desenvolvo um trabalho com os alunos dentro do projeto que já existe. E agora receber essa homenagem que me toca muito, quando empresto meu nome a um espaço de conhecimento dentro do espaço maior que é do saber, a Escola Estadual José Augusto Ferreira. E esse é um tipo de homenagem que normalmente chega quando a pessoa morre e ela está chegando em vida. Muito emocionado, não tem nem como agradecer a escola, colegiado e alunos”.

O “Colégio Estadual”, como é conhecido, foi a primeira escola pública de segundo grau da cidade. Eugênio destaca a relevância de incentivar a leitura. “É tão importante, falo que o conhecimento é uma forma de poder. Pode mais quem sabe mais, pode mais quem lê mais, por isso esse meu trabalho incansável com os alunos, com as pessoas, para que leiam muito, se informem. A gente se torna de fato cidadão quando se tem o conhecimento e o conhecimento precisa chegar a todo mundo. Uma das formas de chegar é através da leitura. Ler continua abrindo portas, mudando histórias e vidas”.

Para abrilhantar o espaço, o homenageado ainda contribuiu com livros que compõem o seu acervo. “Cedi todo meu acervo, minha produção toda literária com vários exemplares de cada livro. Doei centenas de livros de outros autores, livros de literatura. Doei quase todo meu acervo em termos de medalhas, diplomas, troféus, todos os prêmios que já recebi na caminhada literária. Foi criado um memorial, a ideia não é nem de expor os louros que recebi com isso, mas, de deixar à disposição dos alunos, aproximar dos alunos, para o aluno ver que ler estudar traz bons resultados, boas coisas para a sua vida e que eles também podem”.

A ESCOLA

O diretor Jean Campos destaca a escolha o nome de professor Eugênio para a biblioteca. “Super alegres, uma emoção absurda esse dia de hoje. É algo que a escola preparou com muito carinho, afeto e está tudo muito lindo. Essa homenagem para o doutor Eugênio, uma pessoa tão ilustre, tão importante da nossa cidade, a escola merece, o professor Eugênio merece e a comunidade escolar está muito feliz”.

São mais de seis décadas de história, com muito comprometimento de pais, alunos e toda a equipe, como afirma. “Nossa escola tem uma grande tradição na cidade, de nome, com muito peso e graças a Deus, ao longo de todos esses anos, viemos mantendo essa organização, um pedagógico sempre muito ativo, muito focado no aluno, o aluno como centro de todo nosso trabalho”.

Com o objetivo de oferecer cada vez mais um ambiente aconchegante e totalmente estruturado para os alunos, a escola segue passando por obras. “Nossa escola está sendo totalmente reformada, graças a Deus, nosso primeiro passo é a biblioteca, entendo a biblioteca como local principal da escola e em seguida os outros espaços, sala de informática, laboratório de Ciências, sala de multimídia, etc”.

A diretora da 6ª Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Caratinga, Landislene Gomes, a Landinha, também prestigiou o evento e elogiou a escola. “O nosso Colégio Estadual, tão tradicional, tem uma longa história, que só vai acrescentando pessoas importantes dentro dela. Por aqui passaram grandes nomes de artistas e hoje a escola faz 62 anos prestando homenagem a um caratinguense na inauguração da sua biblioteca. Um escritor caratinguense e a nossa história continua. No dia do desfile cívico nossa bateria foi um sucesso porque é conhecida ao longo de toda uma vida. O Estadual tem um ensino de qualidade, é uma escola central, que tem uma história linda e que merece ser aplaudida por todos nós”.

Manchete do dia

Últimas Notícias