Grande evento mobilizará profissionais de saúde para exames e orientações no calçadão da Miguel de Castro
CARATINGA – O câncer de colo de útero é uma das maiores ameaças à saúde feminina. No Brasil, é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença é responsável pela morte de mais de 200 mil mulheres por ano no mundo. Ontem, aconteceu uma reunião no Centro de Assistência à Saúde/UNEC (CASU) para tratar dos detalhes de um grande evento que acontecerá em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Caratinga alusivo ao Dia Internacional da Mulher: CASU e Secretaria de Saúde em apoio à Saúde das Mulheres, que acontecerá no calçadão da Rua Miguel de Castro, no dia 7 de março.
Serão promovidos em estandes montados no calçadão exames preventivos, testes de glicemia para diagnóstico de doenças crônicas, aferição de pressão arterial, orientações sobre Educação Sexual e DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), além de palestras e exposição de imagens sobre enfermidades que afetam as mulheres. O objetivo é realizar 100 agendamentos para preventivos que serão realizados na moderna estrutura do novo CASU, no Bairro das Graças. A paciente deverá levar o Cartão do SUS, CPF e RG no dia do exame.
“Serão desenvolvidas atividades de cunho social em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, aproveitando uma data comemorativa importante para mostrar o trabalho do CASU e sua disponibilidade em atender a sociedade de forma eficiente e gratuita”, anuncia a professora Paula Botelho.
Simultaneamente, alunos ligados aos cursos das áreas de saúde do UNEC estarão atuando também no Posto de Saúde da Família (PSF) do Bairro Santa Cruz – conglomerado urbano que concentra o maior número de habitantes do município. “Qualquer tipo de prevenção é muito importante, pois prevenir é sempre melhor do que remediar. Detectar uma doença em seu estágio inicial tornam mais eficientes as chances de cura”, orienta o também professor Carlos Guerra, coordenador do curso de Enfermagem do UNEC.
A área de Nutrição do UNEC também irá atuar promovendo cálculos de IMC (Índice de Massa Corpórea) e atendendo pacientes interessados em orientações nutricionais e dietas saudáveis. “Mais uma vez o UNEC mostra que pode mais na área de saúde pelo bem-estar dos habitantes de Caratinga”, declarou a coordenadora do curso de Nutrição, Brunela Rossoni Laignier.