CARATINGA – Com objetivo de realizar trabalhos voltados às mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social e fomentar a capacitação para o empreendedorismo, a Casa da Mulher, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, está abrindo 199 vagas para cursos profissionalizantes.
A capacitação será realizada por meio de oficinas de corte e costura, cabeleireiro, manicure e pedicure, depilação, química em cabelo, pintura em tecido e biscuit.
De acordo com a coordenadora da Casa da Mulher, Aparecida de Sousa Duarte, podem participar das oficinas, mulheres acima de 18 anos que tenham Cadastro Único e sejam residentes no município ou distritos. “Além de participar dos cursos, as mulheres receberão todo acompanhamento social e encaminhamento para os demais equipamentos de políticas públicas”, disse Aparecida.
Os cursos começam no dia 9 de março e a duração é de três meses, sendo que a formatura deste primeiro trimestre acontece em junho. No mês de julho os cursos acontecerão nos distritos.
Segundo a secretária Lívia Maria Siqueira Fernandes, mais de 700 mulheres já passaram pelos cursos desde 2013. “Trabalhamos a emancipação financeira das mulheres que hoje em dia são chefes de famílias. Depois de participarem dos cursos as mulheres saem aptas para o mercado de trabalho, melhoram de vida e de renda também”, observa Lívia.
A Casa da Mulher já fechou algumas parcerias, dentre elas com o Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MG), que estará ministrando uma palestra sobre microempreendedorismo.
As inscrições começam no próximo dia 2, se estendem por toda a semana, e devem ser feitas na sede da Casa da Mulher, que fica na Rua Princesa Isabel, 310.