Do debate sairão propostas de melhorias e restauração das importantes e estratégicas APAs (Áreas de Proteção Ambiental) de Caratinga
CARATINGA – A Prefeitura de Caratinga, por meio da Coordenação das Unidades de Conservação, com apoio da Rede de Ensino Doctum, do CBH-Caratinga e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realiza o 1º Simpósio das Unidades de Conservação de Caratinga. O evento acontecerá na próxima terça-feira (2/6) no Campus da Doctum na Lagoa do Piau, de 8h30 as 13h30. A programação faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente.
“Este simpósio, que faz parte de uma reunião extraordinária dos Conselhos das Unidades de Conservação de Caratinga, tem como objetivo debater e encaminhar proposta de melhorias e restauração das importantes e estratégicas APAs (Áreas de Proteção Ambiental) localizadas no espaço geográfico caratinguense – Parque Municipal; Pedra de Itaúna; Lagoas de Caratinga e Ribeirão do Lage – que perfazem juntas uma área de 25.733 ha e que foram criadas há cerca de dezoito anos”, explica o coordenador das Unidades de Conservação de Caratinga, Wilson Acácio.
Acácio acrescenta que além destas áreas públicas de proteção ambiental, o município conta também com duas APAs particulares. “A RPPN Feliciano Miguel Abdala, com cerca de 1.000 ha, onde está a maior população de muriquis-do-norte de todo o Brasil e a RPPN Lagoa Silvana, com mais de 15 3 há”.
A abertura oficial do Simpósio será feita pelo prefeito Marco Antônio Ferraz Junqueira. A programação inclui uma palestra motivadora, com um representante da Secretaria de Meio Ambiente de Minas Gerais, que abordará o temário do simpósio: “A importância das unidades de conservação como instrumento de desenvolvimento sustentável” e também uma mesa de debate, com representantes de diversos segmentos da sociedade (acadêmico, empresarial, poder público, organização não-governamental) que abordarão temas dentro da visão de cada segmento.
O prefeito Marco Antônio destaca que, “os resultados das discussões deste simpósio servirão de subsídios para que os quatro Conselhos Gestores das Unidades de Conservação elaborem projetos específicos que, posteriormente, poderão ser encaminhados para organismos de fomento objetivando a busca recursos financeiros para o desenvolvimento de projetos específicos”.
OUTROS ASSUNTOS EM PAUTA
Faz parte também da programação do simpósio, a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Doctum e o Instituto Terra para ações de recuperação ambiental na Bacia do Rio Doce; apresentação do Projeto de Conexão das Áreas de Preservação Permanente das Lagoas de Caratinga ao Parque Estadual do Rio Doce; a entrega para os parceiros do “Barco-Doctum” de apoio à fiscalização e ao desenvolvimento de projetos de educação ambiental nas lagoas inseridas na APA Lagoas de Caratinga e, finalizando as atividades será instalada uma placa alusiva à preservação da Lagoa do Piau.
COMO PARTICIPAR
Para facilitar o deslocamento dos conselheiros e dos interessados em participar do simpósio, haverá transporte gratuito para o local. O ônibus sairá às 7h30 da Praça Cesário Alvim, atrás da Catedral São João Batista. Será servido almoço no local.