Vacinas já estão disponíveis nos postos de saúde de Caratinga
CARATINGA – A campanha de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) começou na segunda-feira (2) em todas as unidades de atenção primária, clínicas da família e centros municipais de Saúde de todo o país. Serão imunizadas, na primeira fase, meninas entre 9 e 13 anos, e mulheres com vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) de 14 a 26 anos, mediante apresentação de declaração do médico.
As adolescentes precisam tomar três doses da vacina contra o HPV, sendo a segunda seis meses depois da primeira e a terceira, cinco anos após a primeira.
CAMPANHA EM CARATINGA
O superintende de Vigilância em Saúde, Erick Gonçalves, falou das ações que estão sendo desenvolvidas em Caratinga. Ele disse que as doses da vacina já estão disponíveis nas unidades de saúde dos bairros e distritos. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, e das 13h às 17h.
“A vacinação abrange meninas dos 9 aos 13 anos. Em 2014 houve essa campanha, mas para atingir um público dos 11 aos 13 anos. Agora o Ministério da Saúde ampliou essa faixa etária, ou seja, um público maior para ser vacinado neste ano de 2015”, explicou Erick.
Erick Gonçalves alertou sobre a importância dessa vacina. “O Papilomavírus Humano é um dos principais causadores do câncer de colo do útero. Por isso estamos fazendo essa campanha, conscientizando principalmente aos pais para que levem suas filhas até a unidade de saúde mais próxima de suas casas para que essas crianças sejam vacinadas”, recomendou o superintendente.
Conforme especificou Erick Gonçalves, hoje o Ministério da Saúde tem a visão de trabalhar a prevenção. “O aumento desse público significa que mais meninas serão imunizadas. Fizeram uma pesquisa e constataram que é importante trabalhar nesta faixa etária para prevenir contra o HPV”.
HPV
O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. O combate ao Papilomavírus Humano faz parte das medidas de prevenção ao câncer de colo do útero.
O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam anualmente o exame preventivo, papanicolau, pois a vacina não substitui a execução do exame preventivo nem o uso do preservativo nas relações sexuais.