Iniciativa visa angariar fundos para construção do Centro Pastoral São João Batista
CARATINGA–A Paróquia da Catedral lança a Campanha Café Solidário, que visa arrecadar fundos para a construção do Centro Pastoral São João Batista. A obra será edificada em um terreno localizado atrás da Catedral, na Praça Cesário Alvim, com acesso por um beco ao lado de uma lanchonete. O imóvel foi comprado em 2006. O lote de 550 m² custou R$ 180 mil e foi quitado em 2007. A escritura já está em nome da Catedral e os esforços, agora, são para erguer um prédio de cinco andares que contará com lojas, salas para catequese, biblioteca, sala de arquivos, auditório com capacidade para 230 pessoas, refeitório com capacidade para 130 pessoas, cozinha planejada, banheiros em todos os pavimentos, área de recepção e elevador.
Padre Ademilson Tadeu Quirino, pároco da Catedral, destaca a importância desse Centro. “Será um local onde as nossas pastorais poderão se reunir, estudar e revitalizar sua fé, sua adesão a Jesus Cristo. Este espaço irá atender não só as pastorais de nossa paróquia, mas encontros reunindo pessoas de outras cidades. Será um local onde as pessoas terão a oportunidade de fazer uma boa reflexão sobre a caminhada da igreja. Será um lugar de formação”, explica o religioso.
Segundo o padre, o Centro servirá para confraternização e atenderá pessoas de todas as idades, além de abrigar os grandes eventos promovidos para paróquia da Catedral de São João Batista.
Alguns recursos para a construção do prédio já foram conseguidos. As arrecadações da paróquia da Catedral ocorridas em maio de 2014 e 2015 foram economizadas para esse fim, além disso, foram feitas diversas doações, dentre elas a do professor e colunista do DIÁRIO Eugênio Maria Gomes, que reverteu toda renda da vendagem do último volume do livro ‘Radiografias do Cotidiano’ para a construção do Centro Pastoral São João Batista.
A obra deverá ser iniciada no início de 2016. “O projeto arquitetônico já foi doado, falta os projetos hidráulico e de combate a incêndio. Se houver algum engenheiro que queira colaborar, que faça essa doação, pois estamos precisando”, disse padre Ademilson.
A CAMPANHA
A Campanha Café Solidário conta com apoio da Coopercafé, conforme explica o gerente comercial Paulo Tavares. “Nós fomos convidados e abraçamos esse convite. Vamos promover essa campanha junto aos nossos cafeicultores. Foi sugestivo o nome da campanha, principalmente partindo de uma região economicamente cafeeira. Então basta que cada cafeicultor doe uma ou duas sacas de café para ajudar nesta construção”, explica Paulo Tavares.
O cafeicultor que quiser colaborar deverá procurar a Coopercafé, na Rua Coronel Antônio da Silva, 652, e fazer a sua doação. Outra maneira de ajudar é fazendo algum depósito na conta 2614-0, banco 756 (Sicoob Credcooper), agência 3219.
Atualmente a catequese da paróquia da Catedral atende a mais de 300 crianças, com idades entre 6 e 13 anos. As aulas acontecem aos sábados, das 15h30 às 17h30, na Escola Estadual Princesa Isabel. Catequista há 26 anos, Maria Célia de Araújo é uma das entusiasmadas com possibilidade de usar o Centro Pastoral São João Batista. “Essa obra é muito importante e irá nos ajudar consideravelmente. Agora teremos o nosso espaço para desenvolver nossas atividades”, disse a catequista.