CARATINGA – Funcionários da Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil de Caratinga decidiram aderir à paralisação nacional da categoria. A partir de hoje os serviços oferecidos dessas agências já estarão suspensos. Enquanto perdurar a greve, os clientes poderão usar caixas eletrônicos ou procurar agências lotéricas para determinados serviços.
A informação é do próprio presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Caratinga e Região, Evandelcy Rodrigues. Segundo ele, os sindicatos reivindicam reajuste salarial de 12,5%, mas apenas 7,35% foram oferecidos pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
O presidente do Sindicato lembra que a paralisação é por tempo indeterminado.
“Fizeram propostas no último dia 19 e também no sábado (27). Essas propostas foram para desarticular o movimento grevista. Houve um avanço muito pequeno e essas propostas foram rejeitadas de forma imediata pela mesa de negociação. Então o comando nacional de greve decidiu manter o movimento, agora com adesão de funcionários da Caixa e Banco do Brasil de Caratinga. Já os funcionários dos bancos privados iriam se reunir para decidir se também vão aderir à greve”, disse Evandelcy em entrevista à Rádio Cidade.
Ainda segundo Evandelcy, o reajuste salarial é apenas uma das reivindicações da classe. “Também pleiteamos melhores condições de trabalho e aumento de efetivo”, listou.
Além de Minas Gerais, outros 19 estados mais o Distrito Federal decidiram pela greve geral.