CARATINGA – A agência do Ministério do Trabalho esta de ‘cara nova’, embora ainda funcione no mesmo endereço. O local recebeu novo mobiliário e ganhou divisórias. O ambiente ficou mais bem dividido e apto para receber a população com mais comodidade e conforto. A inauguração das novas instalações ocorreu na manhã de ontem e foi prestigiada pelo procurador do Trabalho Adolfo Silva Jacob, pelo prefeito Marco Antônio Ferraz Junqueira, pela chefe da Gerência Regional do Ministério do Trabalho de Governador Valadares, Raquel Petrocélio Fonseca; por representantes de entidades classistas e da empresa Cenibra.
As melhorias foram feitas através de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Trabalho, através do procurador Adolfo Jacob, com a Cenibra. Na avaliação da chefe da agência de Caratinga, Silvana Amélia Paula de Souza Cruz, as novas instalações foram adequadas ao atendimento, “dando mais conforto aos trabalhadores”.
Diacuhi Alves de Araújo Santiago trabalha há 36 anos na agência do MT em Caratinga. Ela era uma das mais contentes com essa inauguração. “Muito bom poder presenciar tudo isso. É um sonho nosso que está sendo realizado”, afirmou Diacuhi Alves.
A solenidade de inauguração foi conduzida pela servidora da agência, Jane Rocha Guimarães. Ela fez um breve relato das atividades desenvolvidas pelo MT em Caratinga e recordou que em março de 2014 fez os primeiros contatos com o procurador Adolfo Jacob e de imediato, ele se prontificou em ajudar. “O doutor Adolfo tem feito o possível pela região. Ele tem visão social muito grande. Somos gratos por tudo que ele faz”, enalteceu Jane Guimarães.
Jane apresentou slides mostrando como eram as antigas instalações. Ela ressaltou que mesmo com a precariedade do mobiliário, nunca faltou dedicação aos funcionários do Ministério do Trabalho. “Temos um orgulho quando alguém entra na agência e pensa que entrou no lugar errado. Isso é sinal que ficou muito melhor”, pontuou a servidora.
HOMENAGEM
Os servidores da agência homenagearam o procurador Adolfo Jacob pelos relevantes serviços prestados ao Ministério do Trabalho. O procurador se mostrou satisfeito e disse que já exerceu a função de fiscal do Ministério do Trabalho e sabe das dificuldades enfrentadas por esses profissionais. “Ser servidor público foi minha opção de vida. E o fato de ter sido fiscal me possibilitou ter conhecimento das necessidades da área social”, disse o procurador do Ministério do Trabalho.
A chefe da agência, Silvana Amélia, agradeceu ao procurador Adolfo Jacob pela dedicação e também ao prefeito Marco Antônio por ceder um funcionário para a agência. “Neste momento não tem como nos esquecer dos esforços do Dr. Adolfo e da servidora Jane Guimarães. Essas duas pessoas foram as que mais trabalharam para que a agência passasse por essa transformação”.
O prefeito Marco Antônio também se referiu ao procurador do Ministério do Trabalho. Segundo o prefeito, “Dr. Adolfo Jacob tem mostrado sensibilidade e tem os olhos voltados para a região de Caratinga”.
Marco Antônio ainda frisou que Administração tem se empenhado para que o município de Caratinga funcione da melhor maneira possível. “Para isso, cedemos servidores para órgãos públicos estaduais e federais”.
Além de possibilitar a reforma nas instalações da agência do Ministério do Trabalho em Caratinga, Adolfo Jacob conseguiu, em outubro do ano passado, um aparelho desencarcerador para o Grupamento de Bombeiro Civil.
Com essa reestruturação, a agência do Ministério do Trabalho deverá, brevemente, emitir carteiras de trabalho. Atualmente o documento só é conseguido junto a Unidade de Atendimento Integrado (UAI).