Ação tem a finalidade de despertar nos jovens o interesse pela preservação da natureza
CARATINGA – A Prefeitura de Caratinga promoveu, com iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social, mais uma ação de educação ambiental. Durante a Semana das Crianças adolescentes do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) dos distritos de Dom Lara e de São João do Jacutinga e do CRAS Santa Cruz (Centro de Referência em Assistência Social) visitaram a RPPN Feliciano Miguel Abdala (Reserva Particular do Patrimônio Natural).
As visitas foram realizadas nos dias 14 e 16 de outubro e contou com a participação de mais de 100 adolescentes.
Para a realização do passeio, a Secretaria de Desenvolvimento Social contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação que disponibilizou o ônibus para o transporte dos adolescentes e da equipe do CRAS Santa Cruz.
De acordo com técnica do SCFV do CRAS Santa Cruz, Márcia Ferreira, o objetivo do passeio é contribuir para o aprimoramento da cultura dos jovens, buscando despertar a consciência ambiental dos adolescentes. “Queremos sensibilizar os jovens para a importância da preservação da Mata Atlântica presente em nosso município e em especial ao Muriqui”.
A coordenadora do CRAS Santa Cruz, Shelma Sales, explica que, “o SCFV é realizado com grupos, organizado de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade”.
As intervenções com os Grupos de Convivência se voltam ainda para os desafios da realidade social, cultural, ambiental e a política do meio social em que vivem os adolescentes e familiares.
Para a secretária de Desenvolvimento Social, Lívia Fernandes, este passeio é uma oportunidade de interação entre os grupos. “A visita à RPPN tem a finalidade de sensibilizar os jovens para as questões ambientais, despertando em cada um deles o interesse pela defesa do meio ambiente”.