BELO HORIZONTE – Em reunião realizada nesta semana, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes, garantiu a liberação de recursos com o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, para o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Caratinga. Também participaram da reunião, o prefeito Marco Antônio, a secretária municipal de Saúde, Raquel Carvalho; e o professor Antônio Fonseca, reitor do UNEC.
Em breve, serão liberados 3,5 milhões de reais para custeio e manutenção do hospital, e mais 5 milhões de reais por parte do Governo Federal. Esse último valor contempla a Rede Cegonha, um programa do Sistema Único de Saúde que propõe melhoria do atendimento às mulheres durante a gravidez, ao recém-nascido e às crianças até dois anos de idade. O objetivo é deixar os profissionais de saúde mais bem preparados para acolher a gestante e a criança além de garantir um atendimento mais humanizado.
O Hospital Nossa Senhora Auxiliadora é uma entidade filantrópica que atende os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e como a maioria dos hospitais, enfrenta sérias dificuldades. Atualmente o hospital atende 14 municípios da chamada microrregião de Caratinga. Há cinco anos foi inaugurada a maternidade e o hospital passou a atender 100% dos casos de parto de alto risco das cidades de Bom Jesus do Galho, Córrego Novo, Entre Folhas, Inhapim, Piedade de Caratinga, Santa Bárbara do Leste, Santa Rita de Minas, São Domingos das Dores, São Sebastião do Anta, Ubaporanga, Vargem Alegre, Vermelho Novo e Imbé de Minas.
Assim como a oferta de serviços no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora cresceu, aumentou também a demanda. Ciente das dificuldades enfrentadas pelo hospital, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Adalclever Lopes, não mede esforços para melhorar o atendimento à população Caratinguense e municípios vizinhos.