Igreja Metodista orienta sobre as eleições
CARATINGA – A Igreja Metodista, preocupada com a ética na política, elaborou um informativo sobre as eleições, com orientações à população de Caratinga, partindo de referenciais bíblicos, buscando conscientizar o eleitor na sua ida às urnas hoje.
Para o reverendo Marco Antônio dos Santos, o país vem atravessando uma crise sem precedentes. “No que se refere à política, estamos assistindo diariamente a uma nova crise desencadeada por corrupções, fraudes, desvios financeiros, crimes contra o cidadão comum e muitas outras falcatruas que nos preocupam e nos fazem reagir diante de tão grandes mazelas. Somos convidados a votar em candidatos que tenham conduta moral balizada pelo amor, valores e princípios cristãos. A vida é dom de Deus. Condenamos e denunciamos projetos contrários às práticas cristãs”.
O objetivo é reforçar a importância do voto, principalmente quando se adota critérios e referenciais com valores cristãos na escolha de seus candidatos. “O voto consciente e cidadão nos ajudará a refletir sobre o fato de que as mudanças sociais fazem parte de um caminhar em conjunto com vários segmentos da sociedade, visando à preservação de toda a criação e da dignidade humana, com critérios e cuidados adequados. Enquanto igreja cristã; primamos pelo voto ético e responsável, nossa indiferença à política facilita o crescimento da corrupção”, acrescenta.
RECOMENDAÇÕES DA IGREJA METODISTA
Como escolher os candidatos
Não podemos ter uma credulidade ingênua, acreditar em tudo o que ouvimos e em promessas. Jesus recomenda que seus discípulos sejam prudentes como as serpentes, mas sem perder a simplicidades de uma pomba.
Pense sobre o seguinte:
- Você já escolheu seus candidatos
- Já observou a coerência moral, trajetória política e história de vida dos mesmos?
- Os candidatos escolhidos se identificam com as necessidades e aspirações do povo brasileiro?
- Eles buscam trabalhar pelo bem estar comum ou por interesses pessoais e de grupos? Estão comprometidos com a paz e a justiça?
- Examinou bem suas propostas e de seus partidos políticos? O que eles pensam sobre temas atuais tais como: aborto, homossexualismo, educação sexual das crianças, etc?
- Está consciente de que os candidatos eleitos irão administrar nosso país e estado durante quatro anos?
- Está consciente que votar é praticar a cidadania e cumprir com uma responsabilidade bíblica e cristã?
CUIDADO
Com candidatos tendentes ao autoritarismo ideológico;
Com candidatos que atentam contra a família, a vida e contra nossas crianças;
Descomprometidos com o serviço ao próximo;
Defensores de uma imprensa repressora e inibidora;
Com políticos que vêm a Caratinga e região apenas; em época de eleição. Precisamos de políticos que conheçam nossas necessidades e potencialidades, para representar a busca de nossos interesses de forma continuada junto ao governo federal e estadual;
Desconfie de candidatos que compram voto e que tenham grandes investimentos econômicos, certamente tentarão recuperar nos cofres públicos, o dinheiro que gastaram em suas campanhas.