‘Mãe’ joga recém-nascido no lixo

açamba onde a criança foi jogada

2A criança foi socorrida, mas faleceu ao chegar à maternidade. Alguns moradores do Bairro Bom Pastor tentaram linchar a mulher, que acabou fugindo e está internada sob escolta policial

CARATINGA – Debaixo de um sol escaldante, a Rua “J”, do Bairro Bom Pastor, parecia um cenário de guerra. Um grande tumulto foi formado na manhã de ontem na porta da casa Vanusa da Silva Gregório, 32 anos, que tinha acabado de dar a luz dentro da residência. Ela embrulhou o bebê numa blusa, colocou-o numa lata e mandou seu irmão Ney da Silva Gregório, que tem problemas mentais, jogar o recém-nascido numa caçamba de lixo. Enquanto milhares de mulheres estão em filas de adoções querendo ser mães, Vanusa, que não se sabe por qual motivo, descartou um ser inocente com poucos minutos de vida num monte de podridão.

1
Lugar onde o recém-nascido foi deixado

Populares seguiram o irmão de Vanusa quando o viram passar com a lata, pois sabiam que a mulher estava grávida e não queria a criança, inclusive ela já havia dado dois filhos para serem adotados.  A criança foi encontrada ainda com vida no meio do lixo. Samara Gabriela de Paula Silva, 22 anos, contou que as pessoas pediram para que ela não mexesse no bebê. “Quando vi o menino, percebi que mexeu a perninha, estava vivo. Então, peguei o bebê e corri com ele para o PAM (Pronto Atendimento Microrregional). Meu primeiro pensamento foi salvar a criança”, relatou a jovem ainda muito emocionada. “Muitas mães choraram e ficaram apavoradas ao verem a criança recém-nascida em meio a tantos entulhos”, acrescentou.

Muito nervoso com a confusão e sem saber o que realmente estava acontecendo, o irmão de Vanusa conversou com a reportagem e

Rapidamente começou uma confusão generalizada
Rapidamente começou uma confusão generalizada

contou que não sabia o que estava dentro da lata quando foi levá-la para o lixo. Ele declarou que a ordem de colocar a lata naquele lugar partiu de Vanusa. “Não deixa prender minha irmã, ela não fez nada de errado, eu levei o lixo porque ela pediu, mas não sabia o que tinha lá”, disse Ney.

Enquanto a Polícia Militar se dirigia para o local, muitas pessoas invadiram a casa de Vanusa dizendo que ela não sairia viva dali. Enquanto isso, na rua, pessoas com os ânimos exaltados começaram a se agredir e formou-se uma confusão generalizada.

Populares queriam linchar a mãe da criança
Populares queriam linchar a mãe da criança

Somente com a chegada da PM que o tumulto cessou.

Pouco tempo depois dar entrada na maternidade, o recém-nascido acabou falecendo. Ney foi retirado do local, evitando assim que populares o agredissem. Ele foi conduzido para Delegacia de Polícia Civil para prestar depoimento.

Ney, que tem problema mentais, é irmão de Vanusa. Foi ele quem levou a criança e jogou no lixo
Ney, que tem problema mentais, é irmão de Vanusa.
Foi ele quem levou a criança e jogou no lixo

Populares prometeram que Vanusa será linchada se voltar para casa. Até o final desta edição, a ‘mãe’ estava internada na maternidade, sob escolta policial. Vanusa passou por procedimento médico para retirada da bolsa amniótica.