Equipamentos garantem uma vida melhor às pessoas com deficiência, oferecendo mais segurança
CARATINGA – A Prefeitura de Caratinga e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por meio do projeto ‘Mãos que Ajudam’, entregaram 55 cadeiras de rodas para quatro entidades. A solenidade de entrega aconteceu, na manhã de ontem, no Plenário da Câmara Municipal de Caratinga e contou com a presença do chefe de Gabinete, José do Carmo Fontes, que participou do evento representando o prefeito Marco Antônio; do presidente da Câmara Municipal de Caratinga, Sérgio Antônio Condé; da diretora do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos da Prefeitura de Caratinga, Maria das Graças Santos, “Mariinha, representando o secretário de Meio Ambiente, Álvaro Tápias Chinchilla; do presidente da igreja, Hélio Martins de Paiva, representantes das entidades beneficiadas, assistidos e seus familiares e também representantes da sociedade civil e de convidados, dentre eles o presidente da ADEFIC (Associação dos Deficientes Físicos de Caratinga), Jenadir João de Oliveira.
“Foram entregues 26 cadeiras de rodas para o Lar dos Idosos Monsenhor Rocha, 19 para a APAE Caratinga, nove para o Recanto dos Idosos, seis para o Asilo Padre José Faustino de Inhapim e ainda 15 cadeiras para a APAE de Inhapim. Em toda região doamos 244 cadeiras, mesmo em localidades que ainda não há um templo da Igreja”, especifica o representante do projeto Mãos que Ajudam.
Isabel Aparecida Campos, de 30 anos, é mãe de Lorraine, 10, aluna da APAE – Caratinga e conta que está muito feliz por ganharem uma nova cadeira de rodas. “A Lorraine é assistida pela APAE desde que nasceu e sempre precisou de usar cadeiras de rodas. Com o crescimento de seu corpo é sempre preciso trocar de cadeira. Ela ficou muito feliz porque com o presente porque a cadeira nova é especial, adaptada ao seu peso e ao seu tamanho”.
O chefe de Gabinete, José do Carmo Fontes, participou do evento representando o prefeito Marco Antônio. “Em nome do prefeito de Caratinga agradeço ao presidente da Igreja, senhor Hélio Paiva, por ser parceiro da atual gestão. A Prefeitura sempre recebe de braços abertos todos os apoios porque há muitas ações importantes, como esta para se fazer e toda a ajuda é sempre bem vinda. Muito Obrigado!”.
A diretora do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos da Prefeitura de Caratinga, Maria das Graças Santos, “Mariinha”, explica que as cadeiras ofertadas têm uma particularidade. “Elas são fabricadas de forma personalizada, levando em consideração o peso, altura, tipo de necessidade. A boa notícia é que esse projeto é permanente, encerramos hoje essa etapa, e desde já anunciamos o início de novos cadastramentos para uma entrega futura, e não tem quantidades de cadeiras para doar, a demanda prefeito Marco Antônio, que tiver na cidade será feita”.
De acordo com Mariinha, os recursos financeiros que possibilitam essas doações advêm de um mandamento chamado jejum: “uma vez por mês, os membros da igreja que são fisicamente capazes jejuam por vinte e quatro horas, e o que gastariam com essa alimentação é então doado para um fundo da igreja denominado Auxílio Humanitário, que nos permite ajudar as pessoas em diversas partes do mundo”.
PROJETO MÃOS QUE AJUDAM
O presidente Hélio de Paiva acrescenta que o projeto Mãos que Ajudam, um programa permanente de ajuda humanitária e de serviço comunitário, que mobiliza milhares de voluntários de todas as idades, membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no Brasil, estendendo a mão a quem precisa. “Somos gratos pela oportunidade de apresentar a vocês hoje, em parceria com outras entidades, instituições religiosas, empresas privadas, órgãos governamentais ou organizações assistenciais, levamos alento aos menos favorecidos em asilos, orfanatos, creches, ruas e onde houver necessidade. Por meio de serviço altruísta, doamos parte do nosso tempo para levar esperança onde existe aflição, alívio onde há dor e amor onde há desprezo. Estamos sempre prontos para ajudar a limpar, reformar e fazer a manutenção de escolas e outros lugares públicos, preservar o meio ambiente, apoiar campanhas comunitárias e participar de projetos que visem a conservar o bem coletivo. Se você também quer servir, junte-se a nós. O exemplo é capaz de mobilizar aqueles que as palavras não convencem”.
O coordenador do Projeto Mãos que Ajudam, Grazziani Santana de Oliveira, explica que na cidade de Ipatinga, sede regional da igreja, é realizado o projeto de doação de sangue. “Entramos em contato com o hemocentro de Governador Valadares para isso, acreditamos que essa iniciativa contribuiu de alguma forma, para que a Fundação Hemominas anunciasse um estudo técnico para a construção de um hemocentro em Ipatinga”.
“Em Caratinga já realizamos projetos de doação de kits de higiene pessoal, doação de alimentos, e recentemente juntamente com a secretaria municipal de meio ambiente plantio de árvores na Avenida Dário Grossi. Em 2015 realizaremos ainda “Mãos que Ajudam a Promover e Defender a Liberdade Religiosa” no dia 25 de Julho e “Prêmio Valores Familiares” a ser realizado em 23 de Setembro”.
AGRADECIMENTOS
O coordenador Grazziani encerrou sua fala agradecendo ao prefeito Marco Antônio e à Secretaria de Meio Ambiente. “Esta parceira nesse projeto e em muitos outros é muito importante para nós. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Caratinga está à disposição para sempre colaborar com projetos que visem melhorar a vida da nossa população. Agradecemos, também, à Patrícia Luttembark fisioterapeuta da APAE Caratinga, que é uma pessoa fundamental para que esse projeto tivesse êxito, pois ela realizou as avaliações de beneficiários não somente em Caratinga, mas também de Dom Cavati, Inhapim, Governador Valadares, o presidente da câmara Municipal de Caratinga, Sérgio Antônio Condé, pelo espaço cedido com tanta presteza”.