CARATINGA — O 62º Batalhão de Polícia Militar deu início, nesta sexta-feira (5), à Operação Natalina, ação que intensifica o policiamento nos corredores comerciais durante o período de maior movimentação do fim de ano. A iniciativa busca garantir mais segurança ao público, prevenir delitos e criar um ambiente mais tranquilo para compras e atividades típicas das festas.
De acordo com a corporação, o planejamento inclui aumento do patrulhamento a pé e motorizado, presença constante em áreas comerciais, abordagem preventiva e aproximação direta com lojistas. A ideia é inibir a ação de criminosos e ampliar a sensação de segurança em um período de aumento no fluxo de pessoas e na circulação de dinheiro.
O major Prata destaca que o reforço é uma prática essencial nesta época. “Como é comum nesse período de Natal, com as compras natalinas e o turismo nas nossas cidades, reforçamos o policiamento para garantir que oportunistas não venham a lesar a população. Vamos intensificar a presença com foco nas compras de Natal e nos pontos de festas que vão ocorrer no final do ano”, afirmou.
Um dos diferenciais desta edição da operação é a participação dos alunos da Escola de Formação de Soldados. “Teremos o reforço da nossa escola de formação, com alunos que estão se preparando para ser policiais militares. A população vai notar esse aumento de efetivo em Caratinga e também nas sedes de Pelotões. Todo o esforço da nossa unidade será direcionado para essa atividade”, explicou.
O oficial reforça que a mobilização contempla também policiamento a pé no centro e presença da PM em eventos de fim de ano. “Estaremos a pé no comércio, nos eventos que ocorrerem, e também teremos o apoio da nossa administração na rua. A segurança é fundamental nesse momento cultural tão importante”, acrescentou.
Para o major Prata, a participação da comunidade é parte indispensável do trabalho. “Se o cidadão ou comerciante notar alguém em atitude suspeita, pode nos acionar. Informações sobre golpes ou grupos tentando agir no centro são muito importantes. Nos passando esses dados, vamos averiguar imediatamente”, garantiu.
Além da presença ostensiva, a Polícia Militar reforça que a prevenção é uma construção conjunta entre comerciantes, consumidores e forças de segurança. Para isso, orientações específicas foram divulgadas com foco na redução de ocorrências.
Ações preventivas para comerciantes
A PM destaca que medidas simples e de baixo custo podem reduzir significativamente os riscos de furtos e golpes:
-Redobrar a atenção no atendimento, especialmente nos horários de maior movimento.
-Observar a entrada de pessoas com comportamento suspeito.
-Proteger balcões e áreas de fácil acesso, evitando distrações que permitam subtração rápida de produtos.
-Organizar o espaço interno, mantendo itens de maior valor próximos aos funcionários ou sob supervisão direta.
Orientações para clientes
Os consumidores também podem contribuir para um ambiente mais seguro:
-Manter atenção aos pertences pessoais, como bolsas, carteiras e pacotes adquiridos.
-Evitar deixar objetos sobre balcões, incluindo celulares e bolsas.
-Preferir meios de pagamento seguros, como PIX e cartão, para reduzir o porte de dinheiro.
-Manter embalagens e compras próximas ao corpo, evitando extravios ou furtos rápidos.










