IV Seminário de Integração Territorial do Leste de Minas Gerais em Inhapim

INHAPIM – Na última sexta-feira (25) foi realizado no salão nobre da prefeitura de Inhapim o “IV Seminário de Integração Territorial do Leste de Minas Gerais”, parceria da secretaria de Agricultura e da Rede Leste Banco de Alimentos – RELBA.

Segundo a secretária de Agricultura, Nádia de Oliveira Rocha, o seminário teve por objetivo levar conhecimento ao agricultor familiar através das palestras dos técnicos do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e dos técnicos do Ministério da Agricultura, além de promover a integração e troca de ideias entre produtores rurais de diversas cidades do leste de Minas. “Mais uma vez nos reunimos nesse espaço democrático que é o salão nobre da prefeitura municipal para valorizar nossos agricultores familiares. Uma das palestras foi sobre a substituição da Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP pelo recém criado Cadastro Nacional da Agricultura Familiar do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – CAF-PRONAF. O novo documento identificará de forma adequada o público beneficiário do Pronaf e o acesso a esse programa ocorrerá de forma mais segura e transparente” afirmou a secretária.

Participando do IV Seminário de Integração Territorial do Leste de Minas Gerais em Inhapim, o deputado federal Leonardo Monteiro disse que os encontros promovidos pela Rede Leste de Bancos de Alimentos – Relba são primordiais para levar conhecimento aos produtores rurais, fortalecendo a agricultura familiar. “O Pronaf é um programa especial de financiamento para custeio e investimentos em implantação, ampliação ou modernização da estrutura de produção, beneficiamento, industrialização e de serviços em estabelecimentos rurais familiares e de pequeno porte. Estar atento as mudanças que ocorrem em âmbito nacional refletindo diretamente aqui na vida do produtor rural, no município, é essencial para obtenção de financiamento da agricultura familiar através do programa. Os encontros realizados pela Relba trazem consigo uma grande bagagem de conhecimento e troca de ideias entre os produtores rurais, que atualizados, podem buscar novas tecnologias de produção e investimentos” explicou o parlamentar mineiro.

O  gerente de Assistência Técnica e Gerencial do Sistema FAEMG Senar, Bruno Rocha de Melo, trouxe uma palestra sobre as práticas exitosas realizadas em propriedades rurais do município de Inhapim através do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG promovido pelo SENAR. “Estamos muito contentes em poder participar deste seminário, oportunidade que agradeço a secretária de Agricultura, Nádia de Oliveira Rocha e ao prefeito Marcinho pelo convite. O Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar teve início em Minas Gerais em 2016 e leva aos produtores rurais assistência em gestão da propriedade e técnicas de produção de forma mensal, com duração de 4h. O ATeG é direcionado a pequenos e médios produtores que nunca receberam assistência técnica e gerencial regular. O acompanhamento oferecido tem duração de dois a quatro anos. As ações cobrem as principais cadeias do agronegócio de Minas Gerais, e em Inhapim, trabalhamos com cafeicultura, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite dentre outros, Inhapim é referência no programa em nosso estado” disse Bruno Rocha.

O prefeito Marcinho agradeceu a presença dos agricultores familiares presentes, dos deputados federais Mauro Lopes e Leonardo Monteiro, dos colegas prefeitos das cidades vizinhas Gleydson Delfino de Ubaporanga e Regilaene Alcântara de São João do Oriente. “Quero parabenizar a diretoria da Rede Leste Banco de Alimentos que em parceria com a secretaria de Agricultura de Inhapim trouxe para o nosso município mais este importante evento. Qualificar os agricultores familiares para o acesso às ações, programas e políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar foi o objetivo do IV Seminário de Integração Territorial do Leste de Minas Gerais aqui em Inhapim, principalmente, neste momento de inserção do município na área de abrangência da Sudene e a recém-conquista do Banco do Nordeste do Brasil que chegará nos próximos meses em nossa cidade com oferta de créditos e financiamentos a juros baixíssimos. Você agricultor familiar não pode perder as oportunidades que estamos conquistando juntos para o nosso município de Inhapim”, concluiu o prefeito.

Assessoria de Comunicação