INHAPIM– Inhapim se prepara para celebrar a rica cultura afro-mineira com uma homenagem especial à Imaculada Aparecida Silva, carinhosamente conhecida como Tia Ladinha. Neste sábado (29), às 14h, na Câmara Municipal, acontecerá um evento que reconhece sua trajetória e contribuição para as tradições afrodescendentes em Minas Gerais.
Uma tarde de imersão cultural: A homenagem destacará a valorização das mulheres negras e seu papel fundamental na preservação das culturas populares tradicionais. O evento contará com uma cerimônia de coroação da Rainha Conga de Minas Gerais (Tia Ladinha, contemplada no FEC02/2024 – Prêmio de Rainha Conga de Cultura, realizado pelo Descentra Cultura, IEPHA Cultura e Turismo Minas Gerais), apresentações culturais de artistas locais, e atividades interativas.
Rodas de conversa e oficinas. Uma roda de conversa intitulada “Raízes de Resistência” proporcionará um momento único para Tia Ladinha compartilhar sua trajetória de vida e discutir o papel das mulheres negras na preservação das tradições afro-brasileiras. “Além disso, uma oficina de confecção de bonecas Abayomi permitirá que o público se conecte às tradições africanas, criando suas próprias bonecas”, como afirma Lyzandro Cardoso, produtor cultural envolvido no projeto.
Segundo Magaly Mello Dias, produtora cultural do projeto Abayomi, Raízes de Resistência e Arte, “a continuidade do legado e a transmissão dos saberes através de rodas de conversas e oficinas culturais são essenciais para preservar a afro-mineiridade. O evento é uma celebração da resistência, da cultura e da memória”.
A entrada é franca e todos estão convidados a participar desta tarde especial, imersa nos valores e na riqueza da cultura afro-brasileira. Agradecemos o apoio do Diário de Caratinga em mais uma ação que desenvolve e valoriza nossas raízes afro, finaliza Tia Ladinha.
Serviço:
- Data: 29/03/2024 (Sábado)
- Horário: 14h
- Local: Câmara Municipal de Inhapim
- Entrada: Franca
Mais informações (31) 98112-8879 – Magaly MelloDias
- Inhapim se prepara para celebrar a rica cultura afro-mineira com uma homenagem especial à Imaculada Aparecida Silva, carinhosamente conhecida como Tia Ladinha