Alunos do 3º ano da Escola Doutor Maninho lançam livro com textos autorais e manhã de autógrafos
CARATINGA– Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Doutor Maninho viveram um momento especial na sexta-feira (5): o lançamento do livro “Do lápis à imaginação”, obra composta por textos criados pelos próprios estudantes. A manhã de autógrafos reuniu familiares, professores e comunidade escolar, celebrando o protagonismo dos pequenos escritores.
Com orgulho, os autores falaram sobre suas histórias. Lauane Fernandes Martins contou que sua narrativa carrega uma lição de empatia e reflexão. “Eu escrevi que uma galinha, ela era muito boa e o cachorro era muito valente. Aí, um dia, o cachorro comeu todos os pintinhos da galinha e a galinha ficou brava e triste. Aí, um dia, o cachorro ficou preso numa rede. Aí, ele pediu a ajuda da galinha, mas a galinha, ela lembrou de tudo que tinha acontecido e aí não ajudou. Mas aí, o cachorro pediu desculpa e aí a galinha, muito boa, ajudou ele. A moral da história foi, ninguém é melhor do que ninguém”.
João Henrique também compartilhou sua inspiração, que nasceu da observação da natureza. “A minha história fala sobre um garoto que morava numa casa, que estava muito entediado de ficar lá, sem nada para fazer, porque era um dia chuvoso, até que ele teve uma ideia. Saiu de casa, olhou para o arco-íris que tinha feito e sentou no balanço e admirou a paisagem que estava no céu, até que ele falou que a natureza é muito bela”.
Já Gustavo Aguiar destacou que sua escrita nasceu da curiosidade e do desejo de compreender o mundo. “A minha história é sobre uns amigos que iam na rua distribuir panfletos e eu era muito curioso. Aí, eu perguntei para minha mãe de que eles falavam. Aí, ela disse que era sobre a diversidade, sobre o amor, sobre muitas outras coisas”.
A professora Simone Rosa relatou como o projeto surgiu e como foi desenvolvido ao longo do ano. “Nós recebemos da Secretaria Municipal de Educação a proposta de escrever um livro com a turma do terceiro ano. No começo, eu fiquei meio pensativa, como é que seria, um desafio muito grande, mas a gente foi trabalhando durante o ano, com textos, com trabalhos, produções de textos, onde os pais também puderam se envolver, nos ajudando na questão da correção, questão de ideias mesmo”.
Segundo ela, o lançamento materializa um processo cheio de crescimento e envolvimento coletivo. “Hoje, para nossa surpresa, é o lançamento do nosso livro, do Lápis da Imaginação, onde cada página conta uma história individual que eles mesmos produziram. Dentro de vários textos que nós trabalhamos durante o ano, de vários gêneros textuais, nós escolhemos o gênero narrativo, que é um gênero mais fácil para ser trabalhado”.
Simone também destacou o engajamento das famílias e da equipe escolar. “A escola toda, na verdade, foi envolvida, porque na escola a gente precisa ser uma família. Não tem como você desenvolver um trabalho só eu, somente eu a professora, ou somente a nossa coordenadora. Todos os professores se envolveram, ajudaram e, é claro, as famílias”.
A diretora Cristina Freitas reforçou a importância do projeto para a formação dos alunos e para o vínculo entre escola e comunidade. “Hoje, nós estamos fazendo esse lançamento, um trabalho coletivo da Escola Doutor Maninho, com as famílias, porque a educação sem as famílias não funciona. Nós tivemos um apoio muito grande dos pais, da nossa comunidade, com os alunos do terceiro ano, para que o texto deles fosse transformado em livros”.
Para ela, o momento é de celebração e orgulho. “E hoje, nós estamos fazendo a culminância desse projeto, entregando para a nossa comunidade, para a nossa escola, os livros, os textos dos alunos, através desse livro pronto. Então, assim, muito gratificante para nós, um orgulho saber que nossos alunos estão escrevendo bem. Isso faz parte da leitura que nós temos na escola, desenvolvimento da escola com a educação melhor, de qualidade, dos nossos alunos”.
O livro “Do lápis à imaginação” se tornou mais do que uma publicação: é o registro da criatividade, sensibilidade e aprendizado de crianças que estão descobrindo o poder de contar suas próprias histórias.













