Apesar da minha formação em Marketing nunca escrevi sobre o tema. Na última terça-feira falei com um grupo de empresários da cidade e percebi, que para a maior parte deles, Marketing é um custo calculado para as suas empresas serem conhecidas. Para outra grande parte, Marketing é publicidade! Enfim realmente fiquei meio triste, pois é minha culpa que eles não estejam devidamente informados. Eu como profissional da área serei sempre responsável pela divulgação do Marketing. Como não gosto de escrever sobre mim ou sobre o que faço, pensei não fazê-lo, mas o meu sócio Fábio incentivou-me.
Gostaria de vos passar uma das melhores definições de Marketing: “Marketing é uma guerra mental. São as ideias que estão na cabeça das pessoas que determinam se um produto terá sucesso ou não”, definiu o norte-americano Al Ries. Quem faz o Marketing é um conjunto de pessoas, muitas vezes os empresários têm a ideia, os seus colaboradores irão tornar realidade esta ideia, os profissionais do marketing irão então estudar a realidade do produto, a necessidade que o mercado tem dele, a que custo a que ele pode ser vendido. Depois deste estudo inicial então os mesmos profissionais irão passá-lo para os criativos que farão a sua promoção, publicidade, imagem, canais de divulgação. Por fim, outros elementos desta equipe irão estudar a satisfação do mesmo no mercado.
É muito comum alguns profissionais da área da comunicação, sobretudo, jornalistas acharem que podem desenvolver campanhas. Em minha humilde opinião, estarão a anos-luz de o conseguirem fazer bem, pois a sua área de comunicação é restrita a isso. Os redatores, jornalistas serão sempre necessários numa campanha, são eles que redigem de forma a comunicar com o público. Outras classes profissionais como fotógrafos, ilustradores, só por si tentam entrar no meio do Marketing tentando desenvolver campanhas normalmente sem resultados positivos porque, á partida, se esquecem do essencial, que é o produto.
A guerra mental a que Al Ries se refere é realmente uma estratégia de estudo do elemento inicial que é o produto que irá vencer batalha em batalha até chegar ao mercado o seu campo de guerra com resultados positivos. “A meta do Marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho”, destacou Peter Drucker.
O nosso grande mestre Philip Kother diz que “As companhias prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com os custos de não fazer nada”.
Gostava que os meus amigos empresários considerassem o Marketing um investimento e como investimento entregassem aos verdadeiros profissionais.
Se eu estiver doente até posso ouvir a opinião de um profissional da área da saúde, mas se realmente me quiser curar ouvirei a opinião de um médico .
E já agora façam o favor de serem felizes!
João Abreu é natural de Angola, mas tem nacionalidade portuguesa. Ele reside em Caratinga e é empresário com formação em Marketing.
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