CARATINGA – Mais uma vez a unidade Doctum Caratinga celebra o potencial de pesquisa e criatividade de seus alunos. Na terça-feira (17), salas de aula, auditório e pátio ficaram lotados pelos estudantes que apresentaram seus trabalhos em forma de artigos, resenhas, banners e inventos que chamaram a atenção pela engenhosidade.
O evento reuniu mais de 60 trabalhos de todos os cursos oferecidos pelas Faculdades Integradas de Caratinga (FIC), os quais foram escolhidos a partir dos Grupos de Leitura Supervisionada (Grules), que tem por finalidade oferecer ao acadêmico a produção do conhecimento científico através da pesquisa e do diálogo entre teoria e prática.
Os temas abordados iam desde hipóteses teóricas a situações práticas. Um dos projetos que chamou a atenção dos presentes foi o trabalho dos alunos de Engenharia Elétrica, que construíram um kart com motor movido a hidrogênio, o qual pode ser perfeitamente adaptado para carros e motos. “Trabalhamos nos últimos três meses para transformar o protótipo em máquina e contamos com o apoio dos professores Robson Silva, Reginaldo Eustáquio e Bárbara Dutra, que nos orientaram em relação à execução do projeto, e às partes que envolviam as disciplinas de mecânica e química”, explica a estudante Daniela Santos, que, ladeada pelos colegas do grupo explicavam a importância da redução de CO² com o uso do hidrogênio.
Uma árvore de Natal produzida a partir de lâmpadas fluorescentes e garrafas pet recicladas também teve destaque na noite, além do animado concurso de Bate-estacas entre os alunos de Engenharia Civil. As engenhocas construídas pelos estudantes simulavam o funcionamento de um bate-estaca, – equipamento utilizado para execução de fundações profundas em grandes construções, com um método no qual se finca estacas no solo.
PREMIAÇÃO DOS DESTAQUES
Em dezembro será realizado um evento, para premiar os melhores trabalhos de cada curso e mais o vencedor do concurso de bate-estacas. Professores também receberão homenagem especial.