CARATINGA – A partir de segunda-feira (30), o Estande da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) da Polícia Civil de Minas Gerais deixará de funcionar no prédio do antigo Psiu e retornará para a Delegacia de Caratinga.
O espaço era uma reivindicação dos cidadãos, desde que o serviço prestado na área central foi suspenso pelo Governo do Estado, no ano de 2012. A parceria entre Prefeitura e Polícia Civil disponibilizou na sede da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, os serviços relacionados ao trânsito, como renovação e transferência de habilitação, inicial da mudança de categoria e alteração de dados em documentos de identidade ou habilitação.
Quando de sua inauguração, estava previsto que o atendimento seria realizado por quatro agentes da Polícia Civil de Minas Gerais, com infraestrutura cedida pela Prefeitura. No entanto, três pessoas realizavam os serviços, sendo que uma se aposentou e a outra teve o contrato rescindido. Com o déficit, há apenas uma funcionária trabalhando meio expediente, o que é insuficiente para suprir a demanda.
De acordo com o escrivão Clemilson Calais, o atual horário, de 13h às 17h torna inviável o atendimento naquele espaço. “Como ficamos a parte da manhã toda sem atendimento, muitas vezes pessoas da zona rural que às vezes vêm cedo, precisam esperar até às 13h para conseguir pegar um documento para renovar a sua carteira de motorista, por exemplo. É um local no centro, bem localizado, mas infelizmente com a falta de recursos humanos esse atendimento retornará para a Delegacia”, explica.
O setor de veículos, que já funcionava na Delegacia será unificado ao setor de habilitação. Um servidor será deslocado e acumulará as duas funções. Clemilson destaca que se trata de uma solução momentânea para melhorar os atendimentos. “Hoje a Polícia Civil encontra-se com um quadro de pessoal muito reduzido e nós tentamos por meio de convênio conseguir funcionários para continuar com esse serviço no centro da cidade. Além de não conseguirmos porque todas as prefeituras também estão com problemas de pessoal, não há previsão de concurso na Polícia Civil para suprimento dessas vagas. Então, esta foi a única possibilidade de melhorar o atendimento ao público”.
Com os serviços serão transferidos para a Delegacia, localizada à Avenida João Caetano do Nascimento, 717, o horário de funcionamento será estendido para de 9h às 12h e 14h às 18h.