Secretaria de Agricultura apoia curso de fruticultura pelo SENAR e Sindicato dos Produtores Rurais

Participantes do curso

 

Doze produtores rurais participaram da primeira turma do curso, que foi encerrado nesta quarta-feira, 22

CARATINGA – Uma parceria entre o Sindicato Patronal de Caratinga e o Serviço Nacional de Aprendizado Rural (SENAR) está possibilitando a realização de um curso de fruticultura no município. As oficinas têm o apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Caratinga e da Sicoob Credcooper. Foram três dias de estudos, palestras e visitas de campo na propriedade da produtora Cristina. 12 produtores rurais participaram da primeira turma do curso, que foi encerrado nesta quarta-feira, 22. A segunda turma teve início nesta quinta-feira e será encerrada no sábado, 25. O objetivo é fazer com que os produtores de frutas de Caratinga possam aumentar diversidade e oferta desses alimentos, aumentando também o retorno financeiro.

Técnico explica que fruticultura é mais uma opção para produtores rurais do município

O mobilizador do SENAR e diretor do Sindicato dos Produtores Rurais, Samuel Gonçalves Batista, ressaltou que durante o curso estão sendo utilizados os pomares que produzem poucos frutos e fazer com que eles possam aumentar a capacidade de produção. “Traz sustentabilidade aos produtores e alimento para a população de Caratinga, através de poupas de frutas e a fruta também in natura”. Samuel ainda informou que 20 cursos são realizados por mês, em parceria com vários órgãos presentes em Caratinga.

Participantes do curso

O técnico em Agropecuária do SENAR, Anderson Pinto Botelho, afirmou que o curso de três dias de Fruticultura Básica apresentou aos participantes como devem ser feitos os tratos culturais da planta para que ela aumente a produção e a forma correta de fazer a colheita e a pós colheita. O técnico do SENAR explicou que a limpeza da área de cultivo deve ser feita regularmente. “O mato é um vegetal. Ele vai concorrer com a planta por água, por que ela precisa da água; por luz, por que ele faz fotossíntese também assim como a planta, e acaba que ela estando na área concorrendo com a planta por esses nutrientes.

O curso foi realizado na propriedade da dona Maria Cristina Pena de Faria, na estrada de acesso ao Distrito de Santa Luzia. A produtora rural disse pretende comercializar os frutos produzidos na propriedade. Por enquanto eles são colhidos apenas para o consumo da família. Ela elogiou o curso ofertado e agora pretende melhorar a qualidade das frutas (bananas e frutas cítricas), para comercializar na região. Jorge Alex da Silva trabalha com frutas cítricas. Ele afirma que durante o curso pode aprender melhor como fazer o manejo dos alimentos e o controle de pragas, além de ter melhor conhecimento de mercado.

O técnico agrícola da Secretaria de Agricultura de Caratinga, Ciro Vasconcelos, disse que a fruticultura é mais uma opção para produtores rurais do município. “Uma gama maior de atividades desenvolvidas por eles, tende a acrescentar maior rendimento financeiro à família e “driblar” as flutuações de preços do mercado de hortifrutigranjeiros, haja vista que com a oferta de diversos produtos ao CEASA, feiras livres e mercadinhos, o produtor rural poderá cultivar determinada espécie e ou prolongar, através de técnicas de indução de floradas, a produção de frutos.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caratinga