Projeto do Unec promove palestras em alusão ao Dia do Nutricionista

Palestra destinada aos alunos do curso de Nutrição do Centro Universitário de Caratinga, mantido pela FUNEC, ministrada pela médica Sabrina Guerson

CARATINGA – Uma palestra destinada aos alunos do curso de Nutrição do Centro Universitário de Caratinga, mantido pela FUNEC, foi realizada na última quinta-feira (29/08). O evento, em alusão ao Dia do Nutricionista, abordou a “Atualização no Cuidado com Idosos”, por meio de palestras ministradas por Sabrina Guerson, Angelisa Ferreira e Poliana Miranda. Já no dia 30, o tema foi “Atualização no Cuidado Nutricional em Crianças”.
“O NutriAção, que é um projeto do nosso curso, é o responsável por este e vários outros eventos com temas emergenciais. Essas duas temáticas trazidas aqui são fundamentais para os nossos acadêmicos. Nosso objetivo é habilitar estes estudantes para o mercado de trabalho diante de desafios que eles irão encontrar, futuramente, enquanto profissionais.”, disse a coordenadora do curso de Nutrição, Brunela Laignier.
O evento deu uma visão abrangente das novas práticas no campo da Nutrição, e, também, reforçou a importância da educação contínua e da troca de conhecimento entre profissionais. Em um campo tão dinâmico e essencial para a saúde pública, a atualização constante é fundamental para garantir práticas eficazes e baseadas em evidências.
“Com o avançar da idade, o idoso tem uma perda considerável de massa e de força muscular. Mas com uma dieta balanceada, rica em proteínas, carboidratos e suplementação proteica, é possível reverter um quadro de fragilidade e trazê-lo de volta para a vida ativa, para a independência, e conseguir realizar as atividades de vida diária.”, explicou a médica Sabrina Guerson.
A tomada de decisão sobre a terapia nutricional nos pacientes idosos e em cuidados paliativos deve ser a mais precoce possível e deve considerar os seguintes aspectos: condição clínica e capacidade funcional e sintomas, como explicou a nutricionista Poliana Miranda: “Nós precisamos de demanda nutricional em diferentes faixas etárias. A nutrição do idoso tem uma demanda energética diferente e, muitas vezes, é preciso fazer ajustes de consistência, de aceitabilidade, porque existem patologias, muitas vezes, associadas. E o cuidado paliativo se trata de uma vertente onde a pessoa é cuidada de uma forma integral (o foco não é apenas na doença)”.
A comemoração do Dia do Nutricionista trouxe uma atmosfera festiva ao evento, com destaque para a importância da profissão e seu papel fundamental na promoção da saúde e bem-estar.
“Nesta data é de grande relevância abordar os desafios com o cuidado com os idosos (um público muito específico e que requer atenção redobrada). E eu, representando a farmácia magistral, venho mostrar como a farmácia de manipulação pode contribuir no sucesso do tratamento.”, destacou a farmacêutica, Angelisa Ferreira.
A palestra foi bem recebida pelos alunos, que saíram com uma compreensão mais clara das novas tendências e desafios na Nutrição, além de uma renovada valorização da importância da profissão.