Professor de Psicologia do UNEC é referenciado em Congresso na Bahia

Professor Ricardo Aguiar junto das organizadoras do evento

DA REDAÇÃO – Com o objetivo de promover a saúde na Bahia, buscando inovações na área de saúde, o professor do Centro Universitário de Caratinga (UNEC), Ricardo Aguiar Assis, foi bastante referenciado no Congresso Baiano de Saúde e Inovação. O evento, sediado na Faculdade de Guanambi, foi voltado para alunos das áreas de psicologia, fisioterapia e medicina, reunindo também professores, pesquisadores e convidados que integram o LINC – Laboratório de Investigações Neuropsicológicas das Universidades Federais de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e da própria Bahia.

O professor Ricardo tratou da adolescência e situações negativas que norteiam o desenvolvimento humano nessa faixa etária. A adolescência, segundo ele, é a fase que compreende dos 10 aos 19 anos, conforme definição formal da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Embora aspectos biológicos relacionados à puberdade sejam universais para a nossa espécie, variações culturais, históricas implicam em diferenças em relação à duração desta fase do desenvolvimento ao longo dos tempos”, esclarece o professor.

A adolescência, ele adverte, é um período associado a um aumento na frequência de comportamentos de risco, definidos como aqueles que aumentam a exposição do indivíduo a consequências negativas em curto, médio ou longo prazos e podem prejudicar diferentes aspectos do funcionamento psicossocial na adolescência e em etapas futuras da vida. Alguns desses comportamentos de risco envolvem, por exemplo, segundo o professor, abuso de substâncias entorpecentes, delinquência, atividade sexual de risco, agressividade, depredação de patrimônio público. “Dado o caráter deletério de tais comportamentos, é importante compreender seus fatores predisponentes e mantenedores, visando iniciativas capazes de preveni-los e modificá-los. Nesse sentido, a investigação de fatores sociais e biológicos tem contribuído substancialmente para a compreensão dos comportamentos de risco em adolescentes”, complementa Ricardo.

A estudante Dayan Sousa Cotrim comenta o evento: “A palestra do professor Ricardo foi muito bacana, pois contribuiu para que passemos a entender que e imprescindível que o profissional de saúde, seja ele de qual área for, conheça o histórico de seu paciente antes de fazer qualquer intervenção. A abordagem psicológica seja qual for não deve ser o mais importante, mas sim o paciente já que é ele o ponto de partida do estudo e da cura”.

O evento realizado na Bahia teve apoio da coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade de Guanambi, professora Anna Luísa Castro e da professora Paulla Dyeli, responsável pelo evento.

Professor Ricardo tratou da adolescência e situações negativas que norteiam o desenvolvimento humano nessa faixa etária
Professor Ricardo tratou da adolescência e situações negativas que norteiam o desenvolvimento humano nessa faixa etária
Professor Ricardo Aguiar junto das organizadoras do evento
Professor Ricardo Aguiar junto das organizadoras do evento
Congresso Baiano de Saúde e Inovação foi realizado nas dependências da Faculdade de Guanambi
Congresso Baiano de Saúde e Inovação foi realizado nas dependências da Faculdade de Guanambi