Prefeitura e parceiros comemoram Dia Mundial da Atividade Física e mobilizam a população com o tema “Sedentarismo é doença, atividade física, não”
CARATINGA – O Dia Mundial da Atividade Física, comemorado no dia 6 de abril, tem como objetivo a promoção da atividade física e é considerado como o programa modelo de promoção da saúde pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Devido à importância desta data comemorativa, a Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, convidou entidades com as quais firmou parceiras para realizar uma aula gratuita de Dance Fitness para os caratinguenses. A aula de dança com o professor Vinicius Grings aconteceu na noite de segunda-feira (6) ao lado da Academia de Saúde, na Praça da Estação. Praticantes de atividades físicas foram convidados a participar de testes de saúde gratuitos. Foram realizadas 63 aferições de pressão arterial e 63 testes de glicemia capilar.
O evento foi organizado e promovido pelo Departamento de Vigilância em Saúde e contou com o apoio da empresa Emagrecentro, do SESI-MINAS Caratinga e da academia de ginástica TOP FITNESS.
De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde, Erick Gonçalves, o sedentarismo tem sido considerado como um dos principais fatores de risco de doenças. “Nestes últimos dez anos o sedentarismo, ou seja, a falta de atividades físicas, tem sido apontado como o responsável pelo desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como enfermidades cardiovasculares, hipertensão, diabetes e obesidade”.
O profissional de Saúde ressalta que o sedentarismo é reconhecido como um dos principais inimigos da saúde pública no mundo. “A Prefeitura de Caratinga está trabalhando constantemente na Promoção da Saúde e na Prevenção de Doenças e é por isso que estamos realizando a Semana da Saúde, de 6 a 10 de abril, comemorando, ao longo desta semana, outras duas datas importantes: o Dia Mundial da Saúde e o Dia Mundial de Luta Contra o Câncer”.
Rutileia de Oliveira, de 42 anos, mora na Praça da Estação e participou da aula de Dance Fitness e conta porque para ela a atividade física é muito importante. “Eu participei do projeto de dança oferecido gratuitamente pela Prefeitura na Avenida Dário Grossi durante o verão, consegui emagrecer e hoje estou novamente participando de mais uma aula de dança, comemorando o Dia Mundial da Atividade Física. Aproveito para agradecer à Prefeitura por promover estas ações e nos convidar para participar”.
Dulce Maria, moradora do Bairro Esplanada, também participou da aula gratuita e fala sobre os benefícios de atividades físicas. “Eu tive depressão e agora descobri a dança como auxiliar no tratamento da doença. É muito importante as aulas gratuitas porque nem todas as pessoas têm condições de frequentar aulas em academia. Todos os interessados devem participar e pedir para que sempre haja oportunidades como esta”.
A gerente do SESI Caratinga, Mônica Bomfim explica que a parceria da instituição com a Prefeitura é muito importante. “Estamos assinalando hoje o Dia Mundial da Atividade Física e durante o dia promovemos várias atividades internas e para fechar este dia de comemorações estamos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde mobilizando a população. Estamos trabalhando o tema “Sedentarismo é doença, atividade física, não” para incentivar mais pessoas a saírem do sedentarismo praticando pelo menos 30 minutos de atividades físicas por dia”.
O gerente de Marketing do Emagrecentro, Sérgio Henrique da Silva, explica que os objetivos da empresa que representa são muito parecidos com os da Prefeitura de Caratinga. “É por causa disso que firmamos parcerias promovendo oportunidades de mais pessoas participarem de atividades físicas e melhorarem a sua qualidade de vida. A empresa trabalha com o controle da obesidade e estimula os seus pacientes a ter este controle do peso. Hoje estamos participando desta ação e incentivando aas pessoas à pratica de atividades físicas porque a obesidade é traz problemas à saúde e pode matar”.
Maria das Graças Alves de Rezende Freitas, de 66 anos, aproveitou a oportunidade para aferir a pressão arterial. “Eu caminho diariamente na Avenida Dário Grossi. Há seis meses eu ganhei o “Comendador”, que é um cachorro de grande porte e aproveito para passear com ele e, ao mesmo tempo, fazer atividades físicas porque eu sinto que é muito importante para todos, mas principalmente para pessoas de idade mais avançada, prevenindo doenças e mantendo o corpo em bom funcionamento”.
Sedentarismo e o Dia Mundial da Atividade Física
De acordo com a OMS, o sedentarismo é responsável pela alta prevalência como pela altíssima mortalidade, que aponta como a quarta causa de morte dentre as 19 principais, estando à frente inclusive de obesidade e hipercolesterolemia sendo responsável no mundo por três milhões de mortes.
Em 2002, foi decidido pela OMS, durante a 54ª Assembleia Mundial da Saúde, que o Dia Mundial da Saúde teria como tema a promoção da atividade física. A partir de então, o dia 6 de abril passou a ser o Dia Mundial da Atividade Física.