Edson Rogério, o ‘Rogerinho’, é um político que galgou degrau por degrau até a chegar ocupar o cargo de prefeito, tendo exercido anteriormente os cargos de vereador e vice-prefeito. Ele é um dos entrevistados do programa Diário Entrevista (a íntegra pode ser vista no site www.diariodecaratinga.com.br). Na edição de hoje, publicamos um pouco do que disse Rogerinho.
Em uma longa conversa, Rogerinho exaltou as conquistas de Entre Folhas dentro de seu governo, mas reclama das dificuldades financeiras que passam todas as prefeituras. Ele lembra que os valores dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) eram maiores no passado e as despesas bem menores, especialmente com a folha de pagamento. Segundo Rogerinho, a cada projeto, aquisição de máquinas, veículos, abertura de creches, postos de saúde e tudo mais que se faz necessário para melhor atendimento a população, “os custos de manutenção e contratação de profissionais oneram o município e os valores dos repasses do governo para o município diminuem a cada ano. Muitas coisas que antes eram de responsabilidade dos governos federal e estadual, hoje o município tem que custear. Na Educação, governo federal quer conceder 22% de aumento para professores, isso é o mínimo que eles merecem, mas quem paga a conta é o município, mas os municípios estão no limite, não tem como arcar com mais despesas”.
O prefeito se diz angustiado em não ter condição de atender a população da maneira que ela merece.
SAÚDE, EDUCAÇÃO, OBRAS PÚBLICAS E SEGURANÇA
O prefeito de Entre Folhas afirma que nestes dois anos priorizou a saúde, “onde a situação era caótica”. Ele cita avanços conquistados no aumento dos atendimentos médicos, aumento do contingente e nos tratamentos especializados. “A Prefeitura gasta atualmente 26% de toda arrecadação com a saúde. Outro avanço foi o aumento significativo de atendimentos e procedimentos pelo Consórcio de Saúde”, informou complementando que faltavam veículos e ambulância para atender a área de saúde. “Hoje a Prefeitura conta com 14 veículos destinados para este setor”, ressaltou.
Na educação, Rogerinho disse que houve investimento com uma ampla reforma da creche, “que apesar de ser nova, estava muito deteriorada”.
“Conseguimos do estado, através do Programa Pró-Município, a pavimentação da Rua Dr. Fabinho, que está sendo praticamente reconstruída. Conhecida como ‘Rua da Fábrica de Caixão’, é uma via muito extensa e que trazia muitos problemas quando chovia; descia muita lama, prejudicando todo o bairro”, observou o prefeito.
Ele disse que esta sendo realizado encascalhamento de estradas vicinais. A Prefeitura já recebeu seis tubulões e receberá outros, através de pedido do deputado Gustavo Valadares. “Os tubulões beneficiarão várias localidades para canalização de água. São tubos fabricados com metal resistente, com uma vida útil muito grande (50 a 70 anos), e são utilizados para substituir manilhas de concreto, ou pontes de madeira”, explicou o prefeito.
Rogerinho também cita o Projeto Pró-Acesso Caminhos de Minas com a ligação asfáltica de Vargem Alegre a Revés de Belém, Distrito de Bom Jesus do Galho, e caminho para o Vale do Aço.
Escola Folhinha Verde, no Centro de Entre Folhas, estava desativada e foi cedida para instalação do Quartel de Polícia. “Onde com certeza trará à população de Entre Folhas a sensação de segurança. A verba para a reforma e adaptação da escola para quartel veio através de uma emenda parlamentar do deputado Gustavo Valadares”, informou o prefeito.
Rogerinho comentou que sempre me preocupou com as questões de segurança. “Já trocamos toda a iluminação da praça central, que era péssima. A mesma iluminação da praça central será também das outras praças e diversas ruas. O projeto já foi aprovado e será liberado cerca de R$ 400.000 só para iluminação. Duplicaremos a potência da nossa iluminação”, adiantou o prefeito.
Rogerinho teceu agradecimentos aos deputados Gustavo Valadares e Gustavo Mitri, “que lutaram para trazer melhorias para o município de Entre Folhas”.
O prefeito enalteceu a parceria junto à Câmara Municipal de Entre Folhas, “que hoje trabalha em conjunto com o executivo”. Ele destacou a boa vontade dos vereadores no desenvolvimento de Entre Folhas, “deixando as diferenças políticas de lado e priorizando a população”.
Perguntado sobre alguns nomes, Rogerinho sintetizou:
Dilma Rousseff: “Não dá o tratamento adequado aos municípios e já sinaliza não haverá mudanças que irão ao encontro dos interesses financeiros dos municípios”.
Marina Silva: “Bem intencionada, mas pode repetir o efeito Collor. Ela não tem base aliada. Isso compromete a governabilidade atrapalhando toda a nação”.
Aécio Neves: “O mais bem preparado e já provou no governo de Minas. É bem relacionado e ótimo articulador”.
Fernando Pimentel: “Um dos melhores prefeitos de Belo Horizonte, não é radical e convive bem com divergências. Vai administrar bem”.
Pimenta da Veiga: “Conheci há pouco tempo, mas pelo que já li, é o mais preparado, especialmente pela sua história. Prefeitos precisam de Pimenta da Veiga para fortalecer os municípios”.
José Garcia de Andrade: “Fomos vereadores juntos em Entre Folhas, inclusive ele foi vereador em Caratinga, responsável pela emancipação de Entre Folhas, onde teve dois mandatos no executivo. Fomos companheiros, merece o respeito de todos de Entre de Folhas”.
Ailtinho: “Fui vereador quando ele era prefeito e depois fui vice-prefeito dele. Divergimos em 2004 e seguimos caminhos opostos, minha postura política era diferente. Mas nunca fomos inimigos”.
Papa Francisco: “Simplicidade santa, veio para revolucionar a igreja, luta contra pedofilia, pela paz. Deus o colocou no momento certo para promover as mudanças que o mundo precisa”.
Família: “É a base de tudo. Política absorve muito tempo, político acaba devendo tempo a família. Mas agradeço muito aos meus filhos e a minha esposa, que é um exemplo de persistência da área de educação”.
Deus: “É tudo, não penso muito no futuro, vivo o presente, sem muitas pretensões de acumular bens. Deus sempre está mostrando o caminho”.
Imprensa: “Parceira da sociedade. Lamento não ter ainda equipe preparada para um contato mais próximo com a imprensa para valorizar o município. Imprensa alerta para erros e é fundamental para a sociedade”.
Momento de hoje: “A sociedade clama por mudanças, mas já falta entusiasmo dos eleitores. Saber votar com consciência e tranquilidade”.
Rogerinho apoia Aécio neves, Anastasia e Pimenta da Veiga, em razão dos benefícios que Entre Folhas recebeu do governo do estado. O prefeito garante que Aécio defende municipalismo e pacto federativo, que seria melhor para os municípios.
“Os município precisam urgentemente ser favorecidos com um maior repasse do Fundo Participativo dos Municípios”, argumentou Rogerinho.
O prefeito acredita que seu trabalho tem reconhecimento e aprovação dos munícipes. Ele pensa que até alguns adversários reconhecem as melhorias. “A saúde melhorou muito, faltava infraestrutura e até veículos faltava. Muito já foi feito mesmo diante de tantas dificuldades”, finalizou Rogerinho.