Painel 28-10-14

Dilma de novo

A presidente Dilma ganha pela segunda vez em Caratinga. Sua vitória no primeiro turno foi ratificada no segundo turno com quase 24 mil votos. Pelo visto não foi só Caratinga, mas toda região escolheu Dilma para mais quatro anos frente ao governo federal.

Preocupação

Alguns analistas políticos comentam que a parte do Brasil que deu a vitória a Dilma seria a mais necessitada dos programas sociais do governo federal, a parte mais pobre e a parte menos desenvolvida. Se observarmos pela região, estamos constatando que realmente nossa região é pra lá de carente observada não só pelos índices oficiais, mas agora pela visão política do cidadão. Só não enxerga que não quer ver.

 

Aécio Neves

O senador Aécio Neves não demorou muito para reconhecer a vitória de Dilma. Aécio foi breve em seu discurso, comentando que falou ao telefone com a presidente Dilma e que ela teria a tarefa de unir os brasileiros. Aécio foi coerente até na derrota com seu discurso de campanha.

Mauro Lopes e Adalclever

Os deputados Mauro Lopes e Adalclever foram os grandes vencedores destas eleições na região. Além de serem bem votados, ajudaram Fernando Pimentel a superar o grupo dos Tucanos em Minas e organizaram a vitória histórica de Dilma na região. Mauro Lopes, como deputado mais votado do PMDB, vai com muitas cartas na manga para representar a região no governo federal.

Ernani

Os comentários, entre analistas da política em Caratinga, são que o ex-prefeito Ernani Campos Porto sairia muito fragilizado politicamente com a derrota do senador Aécio Neves. Para muitos, Aécio era a única ligação política que o fortalecesse na região e com as votações pífias aos seus candidatos a deputados na cidade, além da perda de Aécio tanto no primeiro quanto segundo turno, justificam a perda de força política e representatividade de Ernani.

Odiel de Souza

Em entrevista para o DIÁRIO, o vice-prefeito Odiel de Souza confirmou que não retornará a pasta da Agricultura do governo de Marco Antônio Junqueira. Ele saiu em junho para coordenar a campanha de Mauro Lopes e Adalclever e já comunicou ao prefeito que não retornará no cargo e que irá cuidar dos negócios da família. Odiel é o segundo secretário que deixa o governo. O primeiro foi Pedro Leitão, que ocupava a Secretaria de Turismo.

Odiel de Souza II

Os comentários nos bastidores da política são que Odiel de Souza estaria deixando o governo de Marco Antônio Junqueira pelo fato que ele tem a intenção de ser candidato do PMDB nas próximas eleições municipais. Se essa for à razão firme de Odiel, está certo e adequado, deixando à pasta a vontade para que o prefeito governe com seus aliados políticos e com pessoas aliadas a ele.

 

Gilson Esmael

O presidente do PT de Caratinga, Gilson Esmael, confirmou em entrevista ao DIÁRIO que o ex-prefeito João Bosco Pessine teria encaminhado à direção do partido uma carta de desligamento. Gilson comentou que colocará o pedido em reunião da executiva do partido, na quinta-feira (30), e concluiu que o partido não segura aqueles que querem se desligar, como é o caso do ex-prefeito João Bosco Pessine, mas que o caso será avaliado pelos membros da executiva, não apenas um ato do presidente.

 

Elói Beneduzzi

Outro petista que esteve, ontem, comentando sobre a vitória do PT nas urnas, foi o gaúcho Elói Beneduzzi, um dos diretores do PT em Caratinga. Elói confirmou a notícia de que o ex-prefeito João Bosco Pessine teria solicitado ao partido seu desligamento. Ele comentou que é natural e que o partido não teria mecanismo de segurar ninguém em suas fileiras políticas. Elói comentou ainda que é bem possível que PT e PMDB marchem juntos nas eleições de 2016, seguindo uma tendência nacional e estadual, mas que nada ainda estaria decidido nesse sentido em nível local.

 

Bené da Ford

Um dos empresários de Caratinga que colocou a cara na campanha de Dilma, Pimentel, Mauro Lopes e Adalclever foi Bené da Ford. Ele caminhou com Mauro Lopes por todos os municípios da região e articulou nos bastidores para que as vitórias acontecessem dentro de uma harmonia política. Os comentários são que Bené pode ser um dos novos diretores do PMDB

Globo

Uma das manifestações realizadas pelos militantes do PT, durante o discurso da vitória de Dilma Rousseff, foi diretamente para a Rede Globo de Televisão. “O povo não é bobo, fora a Rede Globo”, foi à frase cantada pela militância PT no momento da entrevista, que em sua visão, o maior grupo de comunicação do país, Rede Globo, teria desgastado a imagem da candidata petista no período eleitoral.

Dia do funcionalismo

Hoje é comemorado o Dia do Servidor Público. A data será festejada em Caratinga na próxima sexta-feira (31) conforme decreto do prefeito municipal. No dia 8 de novembro, o Sindicato dos Servidores Públicos fará uma confraternização no Oásis, Próximo ao posto Caratinga. O presidente Silas convoca os filiados a pegarem seu convite na sede do Sindicato.