Economia nos mercados
Os mercados de café estão tensos diante das incertezas em relação à nomeação da nova equipe econômica pela presidente Dilma, denúncias de corrupção na Petrobrás – o que adiou a divulgação de suas demonstrações financeiras referentes ao terceiro trimestre – ceticismo com a possibilidade de ajuste fiscal e risco de recessão, o dólar continuou se valorizando fortemente frente ao real, atingindo seu maior nível desde abril de 2005.
Café
Na Bolsa de Mercadorias e Futuros o que se vê é a rolagem de posições de dezembro para março, antes do início do período de entregas físicas nos contratos de café na ICE Futures US e as incertezas quanto ao tamanho dos estragos da seca sem precedentes nas últimas décadas sobre a produção de café no sudeste brasileiro, levaram a semana de alta em Nova Iorque.
Café II
No mercado físico brasileiro os negócios continuam travados e são fechados em pequenos números para esta época do ano-safra. A recusa dos compradores em repassar aos cafeicultores, a alta do dólar frente ao real e os ganhos das cotações fizeram com que muitos vendedores fiquem fora do mercado aguardando preços mais realistas e um quadro mais claro da produção brasileira de café em 2015.
Clima na região cafeeira
As chuvas da primavera caem irregularmente e em volume insuficiente para repor o déficit acumulado em dez meses de seca. Em diversas regiões produtoras os cafezais já perdem parte da última florada de porte para a safra 2015. As árvores, debilitadas e pouco enfolhadas com a longa estiagem, agora perdem parte das flores.
Analisando
Analistas do setor cafeeiro comentam que é importante lembrar que com o menor crescimento de novos ramos no último verão, a quantidade de flores que abriu nesta primavera já foi inferior ao que teríamos se as chuvas de janeiro a abril de 2014 tivessem caído dentro do usual para esse período do ano.
Demanda de café mundial
A demanda global por café crescerá 2,5 por cento ao ano até o final da década, impulsionada pela forte expansão do apetite em mercados como China e Rússia, afirmou o diretor-executivo da Organização Internacional do Café (OIC), Robério Oliveira Silva, nesta quarta-feira (19).
Robério Oliveira
Para o diretor da OIC, a demanda pode atingir 175 milhões de sacas de 60 quilos em 2020, ante 149,45 milhões de sacas estimadas neste ano calendário. Mas a crescente demanda significa que o mercado global de café vai ver um déficit de produção de pelo menos 800 mil sacas no ano safra que começou no mês passado, apesar de que isso será parcialmente compensado por fornecimentos provenientes de estoques brasileiros.
Equilíbrio de mercado
Robério salientou que não está preocupado sobre o déficit. “Acho que há relativo equilíbrio no mercado”, disse em visita a Seul, capital da Coréia do Sul, para uma conferência da indústria. Ele se recusou a fornecer dados sobre os estoques brasileiros. Silva disse que o crescimento viria principalmente dos mercados emergentes com apetite para o café, como a China, Rússia e Coréia do Sul. “Eles estão vendo o crescimento maior de 4,0 a 4,5 por cento. E os mercados tradicionais estão crescendo de 1,0 a 1,5 por cento”.
Homenagem ao Diário de TO
O DIÁRIO de Teófilo Otoni, na pessoa do diretor Vinícius Rego Pessoa, recebeu a comenda do Mérito Legislativo pelos bons serviços prestados. A entrega aconteceu na última sexta-feira (14). Instalado há seis anos na capital do nordeste mineiro, o DIÁRIO de Teófilo Otoni tem demonstrado compromisso sério com o jornalismo e se tornou uma das referências da imprensa do interior de Minas Gerais. Parabéns a Vinícius e toda sua equipe. Na foto, o diretor Vinícius com presidente da Assembleia Dinis Pinheiro.
Homenagem
Quem também terá uma semana de homenagens é a Câmara Municipal de Caratinga. Neste sábado (22), as 19h30, no Centro de Convenções Dário Grossi da UNEC, no centro de Caratinga, ocorrerão homenagens a 97 personalidades que vivem com intensidade e participam do desenvolvimento de Caratinga. Realmente uma festa cívica e de muito brilho pela grandeza do legislativo municipal.
Homenagem II
Um dos homenageados será o juiz de direito José Antônio de Oliveira Cordeiro, que tem uma lista enorme de serviços prestados à magistratura local. José Antônio está numa lista de 35 homenageados com o Mérito Legislativo, como também está incluído o médico Igor de Oliveira Claber Siqueira. Realmente duas personalidades de destaque em setores diferentes da sociedade caratinguense.
Homenagem III
Outro homenageado pelos vereadores de Caratinga será o professor da UNEC, Roger Arreguy de Assis Silva Machado. Ele, que no passado foi um grande esportista da cidade defendendo as cores de Caratinga em várias edições dos Jogos do Interior Mineiro no futsal e no Handebol, será lembrado com o Mérito Desportivo. Neto do saudoso professor Armando, a homenagem a Roger é um resgate a uma centena de atletas caratinguenses que optaram pelo amor ao esporte mesmo diante das adversidades de apoio nas décadas de 80 e 90.