Centro de Reabilitação FUNEC realiza encontro para apresentar suas instalações
CARATINGA – As necessidades humanas mais profundas tomam-se muito claras em um Centro de Reabilitação. O valor terapêutico de todas as atividades criativas consiste na ação global que estas exercem sobre a personalidade, sendo benéfico a todas as pessoas.
Criado a menos de um ano, o Centro de Reabilitação FUNEC já vem fazendo toda diferença quando se trata de reabilitar pessoas e oferecer toda assistência durante o tratamento. Oferece o serviço de reabilitação para pacientes com necessidades especiais, deficiências físicas ou mentais e demais doenças
que comprometem a qualidade de vida e o bem-estar. Em dezembro de 2015 foram realizados 4.041 atendimentos.
Com o intuito de apresentar os profissionais envolvidos na administração, nos atendimentos aos assistidos e como a Associação pode usufruir desses atendimentos oferecidos, o Centro de Reabilitação realizou um encontro com
apresentações de cada setor, acompanhado de visitas orientadas para que todos pudessem conhecer o espaço.
Estiveram presentes, em média, 30
associações, como APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), ASADOM (Associação de Amparo aos Doentes Mentais), MOVISO (Movimento Social São João Batista), APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), Comunidade Águas Vivas, Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, entre outras que realizam diversos atendimentos em Caratinga e distritos.
De acordo com Fabiano Genelhu, coordenador do Centro de Reabilitação, “o objetivo do Centro é recuperar a saúde, o bem-estar dos pacientes e reintegrá-los na sociedade. Possui uma infraestrutura ampla e completa para a realização dos atendimentos e é formado por uma equipe multidisciplinar com mais de 50 profissionais, entre médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e alunos do UNEC. E nossa intenção, hoje, foi apresentar toda essa estrutura para os presentes”.
“Os profissionais trabalham em conjunto, com uma abordagem multidisciplinar no tratamento dos pacientes, dando início ao processo pelo CASU, onde passam por uma avaliação clínica e após são encaminhados ao Centro. Os atendimentos são realizados em três unidades, divididas de forma a desenvolverem as diferentes modalidades de tratamento, CASU e Unidades II e III do UNEC”, completou o coordenador.
Durante a visita realizada a cada um dos onze núcleos, cada coordenador explicou os procedimentos realizados em seu respectivo setor. O Centro possui os núcleos de Fonoaudiologia, Nutrição, Neuropsicopedagógico, Psicologia Médica, Artes, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Enfermagem, Centro Equestre e Animal, Centro Esportivo e Centro Médico.
O Centro de Reabilitação FUNEC oferece atendimentos gratuitos para pacientes com diversos tipos de comprometimento físico ou mental em decorrência de acidentes ou patologias, como obesidade, doenças cardíacas, pulmonares, auditivas, visuais, da fala, entre outras, que necessitam de reabilitação. E para realizar o cadastro, o primeiro passo é ligar para o telefone (33) 3329-4525 de segunda à sexta-feira de 7h30m às 11h30min e 13h às 17h, falar com a enfermeira Alice Poliana.