Movimento “Escoteiros do Brasil” terá atividades em Caratinga

Fernando com o Grupo Escoteiro Julio Verne 37MG, realizando um mutirão de limpeza às margens da lagoa Silvana, em Ipatinga (foto: Arquivo)

CARATINGA – O movimento “Escoteiros do Brasil”, em breve, terá suas atividades realizadas também em Caratinga. Este movimento é voltado para jovens, feito por jovens. Essa é principal engrenagem do Movimento Escoteiro: a vitalidade das crianças, adolescentes e jovens, aliada à experiência dos adultos voluntários.

Fernando com o Grupo Escoteiro Julio Verne 37MG, realizando um mutirão de limpeza às margens da lagoa Silvana, em Ipatinga (foto: Arquivo)

O Escotismo é um movimento educacional que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento, a se envolverem com a comunidade, formando verdadeiros líderes.

Os jovens são divididos conforme sua faixa etária para que o Programa Educativo possa ser trabalhado em todas as áreas de desenvolvimento (físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter) com base nas características individuais de cada fase. O Programa Educativo ainda se preocupa em estar inserido no cotidiano dos jovens, de acordo com suas necessidades de crescimento e do meio onde os jovens se desenvolvem, se adaptando a diferentes realidades e respeitando sua autonomia.

Apartidário, o Movimento Escoteiro valoriza a participação juvenil em esferas políticas, participando de processos de decisão em Conselhos, Conferências e demais grupos de trabalho. Para se juntar ao Movimento Escoteiro como jovem é preciso ter entre 6,5 e 21 anos; a partir daí a atuação se dá como adulto voluntário, sem limite de idade.

PALESTRA EM CARATINGA

O escotista voluntário Fernando Gomes está organizando a primeira palestra na cidade que acontecerá no próximo dia 12, no salão da Loja Maçônica Obreiros de Caratinga às 9 horas. O movimento não é ligado à maçonaria, que apenas cedeu o espaço para o encontro.

A palestra é aberta ao público, mas com vagas limitadas para 150 pessoas.  De acordo com Fernando, na palestra será apresentado como funciona o movimento e o que a sociedade tem a ganhar. “No movimento escoteiro nós realizamos a educação complementar, buscando dar ao jovem independência para tomar suas decisões, ensinamos valores morais, trabalhamos no desenvolvimento físico, intelectual, social, emocional, afetivo e espiritual, colocando sempre o jovem como protagonista”, explica o escotista.

Mais informações podem ser obtidas com Fernando Gomes através do telefone (31) 9.9682.8071.