CARATINGA – Moradores da parte alta do Bairro Santa Zita, conhecida como “Morro da caixa d’água”, reivindicam melhorias na infraestrutura de duas ruas. Maria da Penha Gonçalves, que mora na Rua Itaúna há 17 anos, conta que até hoje o local não possui rede de esgoto. Segundo Maria, o esgoto corre a céu aberto, em um pasto ao lado da rua, descendo sentido Rua Francisco Vitor de Assis, Bairro Esplanada.
De acordo com Maria, os moradores já perderam a conta das vezes que procuraram a Prefeitura de Caratinga e a Copasa, falando da necessidade de construção de uma rede de esgoto. “A prefeitura diz que não é com ela, que é a Copasa. Procuramos a Copasa, prometem fazer, mas nunca fazem. Um funcionário da Copasa falou para fazermos uma fossa no meio da rua, cobrir com uma tampa de cimento e jogar o esgoto ali. Não aceitamos esta proposta, pois os lotes foram comprados e estamos dentro da cidade, portanto alguém tem que resolver esta questão pra gente”, avalia.
Do outro lado, na Rua Maria Laudelina de Jesus, moradores reclamam de um buraco que vem ameaçando as casas, já há alguns anos. Segundo moradores, a cada dia que se passa, o problema parece piorar e a impressão é de que o buraco já está se transformando em uma cratera.
Eles afirmam que há alguns anos, um senhor, que era morador de uma casa em frente àquele buraco, veio a óbito após cair acidentalmente no local. De lá para cá, nada foi feito para solucionar a questão. Jair Enrique, conhecido por ‘Jair Pipoca’, relata que já procurou os órgãos competentes por diversas vezes, no entanto, não obteve resposta. “Queremos que a prefeitura faça alguma coisa, antes que as chuvas derrubem as casas. O período chuvoso é o mais preocupante, pois pelo local desce uma grande enxurrada, e as pessoas não conseguem nem dormir de preocupação”,
Diante dos questionamentos, a comunidade segue esperançosa, de que as obras reivindicadas sejam atendidas. “Infelizmente a Rua Maria Laudelina de Jesus, existe somente na placa”, reclama uma moradora, apontando uma placa na parede, bem em frente ao buraco, com o nome da rua.
O DIÁRIO DE CARATINGA entrou em contato com a Prefeitura de Caratinga e a Copasa. Até o final desta edição, apenas a Prefeitura tinha emitido resposta. “A Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria de Obras Públicas, informa que a rede de esgoto é de responsabilidade da COPASA, mas que a COPASA só executaria a obra caso o trecho estiver regularizado e liberado para construção. Em relação à Rua Maria Laudelina de Jesus, a Secretaria de Obras enviará um engenheiro para avaliar o local e posteriormente incluir o serviço na planilha de execução de obras da Prefeitura”, informa a nota enviada pela Prefeitura.