Mineira de Caputira está entre as cinco pessoas mais velhas do mundo

Izabel Rosa Pereira tem 114 anos; Brasil já ultrapassa 40 mil centenários

CAPUTIRA – Com 114 anos e 201 dias, Izabel Rosa Pereira, moradora de Caputira, está oficialmente entre as cinco pessoas mais velhas do mundo, segundo o ranking internacional da LongeviQuest, entidade que se apresenta como o principal banco de dados sobre longevidade global.
Nascida em uma fazenda próxima a Caputira, Izabel é filha de Manoel Pinto Moreira e Francisca Leocárdia Moreira. Foi a quarta de cinco filhos. Casou-se com Antônio José Pereira, com quem teve 12 filhos. Até fevereiro de 2024, nove deles permaneciam vivos: Lairdes, Maria, Manoel, Joaquim, Sebastião, João, Vicente, Francisca e Helena.
Izabel ainda vive no terreno da família em Caputira, onde adora receber familiares e amigos para conversar. Em fevereiro deste ano, ela contava com 30 netos, 23 bisnetos e oito tataranetos. Viúva desde 2001, ela afirma que a “linda família” é a maior riqueza de sua vida.
Sua idade foi confirmada em outubro de 2023 por uma equipe de três verificadores da LongeviQuest.

Brasil tem mais de 40 mil centenários
Segundo o IBGE (Censo 2022), o Brasil possui 40.314 pessoas com 100 anos ou mais, sendo que a cada 100 mil habitantes, cerca de 19 são centenários. O número representa um crescimento significativo em relação a décadas anteriores, impulsionado por avanços na medicina, maior atenção à saúde e melhoria nas condições de vida.
Minas Gerais é um dos estados com maior número de centenários no país, atrás apenas de São Paulo e Bahia, o que reforça a representatividade da longevidade de Izabel Rosa Pereira.

Disputa por título de mais velho do mundo
Apesar do ranking atual da LongeviQuest apontar a britânica Ethel Caterham, de 115 anos, como a pessoa viva mais velha do mundo, familiares de Levino da Costa de Jesus, morador de Pará de Minas (MG), afirmam que ele é ainda mais longevo.
Segundo a certidão de nascimento apresentada pela família, Levino teria nascido em 6 de maio de 1907, estando prestes a completar 118 anos. O documento foi lavrado em 1976. Caso reconhecida oficialmente, sua idade superaria os registros atuais da LongeviQuest.

Fonte: Portal Caparaó

 

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Fale com a Redação
Olá 👋
Bem-vindo a redação do Jornal Diário de Caratinga! Como podemos ajudá-lo?