ENTRE FOLHAS – Na última quinta-feira, dia 21, os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) receberam o operador de drone, Weverson Souza, para ação de mapeamento de criadouros e áreas de proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como a dengue, zika e Chikungunya. A iniciativa é do Governo de Minas Gerais e desenvolvida em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde, além de servidores da Pasta no Município. A demonstração do voo aconteceu na Barreira, mas o trabalho abrange todos os pontos de risco para o aparecimento de arboviroses.
Na ocasião a agente municipal, Lourdes Veríssimo, destacou a importância do engajamento da população para o sucesso da campanha de prevenção e combate ao mosquito. “O equipamento é um aliado importante, já que pode sobrevoar as áreas programadas, de difícil acesso para os agentes e com maior incidência de focos. Porém é preciso lembrar sempre que é dever de cada cidadão cuidar
da limpeza do quintal, pois só assim venceremos a luta contra o Aedes aegypti”, pontua.
Para o ACE, Cristian Gomes da Silva, todo apoio é bem-vindo, quando o objetivo é a prevenção da dengue e outras arboviroses. “Através do equipamento, a gente pode encontrar focos de dengue com mais facilidade porque consegue explorar locais de impossível acesso para os nossos agentes, principalmente por ser um período chuvoso. Além disso, agiliza muito o serviço”, completa.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Renata Barbosa, a medida é um reforço para o trabalho de conscientização e prevenção realizado no Município. “O drone é uma estratégia complementar ao serviço dos agentes e das nossas equipes, que estão capacitadas para combater arboviroses na Cidade. Não vamos parar de levar informação para os moradores, queremos continuar orientando a população sobre a prevenção e manter ações como visitas e limpeza da Cidade”, sintetiza.
Durante o voo, o drone faz a captação de imagens, facilitando o trabalho de campo dos profissionais de vigilância e combate às arboviroses.
Assessoria de Comunicação