Até o próximo sábado (27), todas as escolas da rede estadual discutirão suas avaliações externas e internas para propor ações pedagógicas
DA REDAÇÃO- Teve início ontem e segue até sábado (27), a Semana Escola em Movimento, iniciativa que será dedicada à discussão sobre os processos de avaliação externa e interna, realizados por meio do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave). Todas as escolas da rede estadual de Minas Gerais realizam o evento. O objetivo é proporcionar um momento de diálogo, reflexão e planejamento pedagógico coletivo que esteja em sintonia com os princípios de gestão democrática e permanência dos estudantes na escola. Além disso, a Semana Escola em Movimento será uma oportunidade para a comunidade escolar começar a planejar suas ações para a Virada Educação Minas Gerais 2016, que será realizada no dia 17 de setembro.
A Semana Escola em Movimento será realizada durante três momentos. O primeiro será dedicado à análise dos resultados do Simave. Durante a semana passada, todas as escolas estaduais receberam da Secretaria de Educação os seus resultados específicos das avaliações externas realizadas em 2015: os resultados do Proalfa, focado em alunos em fase de alfabetização, e do Proeb, focado no desempenho em Matemática e Língua Portuguesa. Este primeiro momento da Semana envolverá diretores, especialistas e professores. Os professores de Língua Portuguesa e Matemática, junto aos especialistas, compartilharão com o restante dos educadores uma análise pedagógica dos resultados das avaliações externas, que serão analisados a partir dos seguintes eixos: Direito à aprendizagem; Gestão democrática e participativa; Fortalecimento do trabalho coletivo e Relação da Escola com a Comunidade.
No segundo momento, chamado “Construindo um olhar coletivo sobre a avaliação e a garantia do direito à aprendizagem”, os estudantes serão envolvidos na discussão, com o objetivo de se apropriarem dos resultados e colaborarem com propostas. Neste momento, cada escola elaborará pelo menos uma proposta de ação pedagógica em cada um dos eixos da Semana Escola em Movimento.
Por fim, o terceiro momento, “Ações mobilizadoras para uma escola em movimento”, tem como objetivo compartilhar as discussões com a comunidade escolar, com especial atenção às famílias. Neste momento, haverá a definição das ações para o dia da Virada Educação Minas Gerais 2016, construída com a participação de todos.
Para a superintendente de Avaliação Educacional da Secretaria de Educação, Geniana Faria, para que as avaliações de desempenho tenham sentido, é preciso que sejam apropriadas pelos alunos e pela comunidade escolar. “A comunidade precisa ter uma nova visão sobre as avaliações. Não é apenas o resultado de proficiência de uma escola que importa, mas a gestão participativa, o relacionamento entre escola e comunidade, o acesso e a permanência do jovem à escola”. Ela explica ainda que, para traçar ações pedagógicas eficazes a partir das avaliações, é preciso ir além dos resultados objetivos. “Este ano, além dos resultados de proficiência, estamos apresentando às escolas as habilidades que os alunos ainda não adquiriram. A partir do conhecimento destas fragilidades, a escola e a comunidade pode propor ações específicas para desenvolver estas habilidades.”
Além das avaliações externas, também serão consideradas com o mesmo grau de importância as avaliações internas aplicadas por cada escola, de acordo com os seus próprios projetos pedagógicos, como provas, trabalhos e outras atividades.
Entenda o Simave
O Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação (Simave) foi idealizado com vistas ao levantamento de informações acerca do desempenho dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio do sistema público de educação do Estado em avaliações externas: Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb).
O Proalfa é uma avaliação anual e censitária para alunos do 3º ano do Ensino fundamental para avaliar o desempenho dos estudantes em procedimentos de Leitura. Já o Proeb avalia competências expressas pelos alunos do Ensino Fundamental e Médio em Língua Portuguesa e Matemática. As provas abrangem toda a rede pública – escolas estaduais e municipais.
A partir de 2015, o Simave passou por algumas mudanças, a inclusão da avaliação em outras etapas de ensino: além do 5 º e 9 º anos do Ensino Fundamental e do 3 º ano do Ensino Médio, a avaliação passou a abranger também o 7 º ano do EF e o 1 º ano do EM, proporcionando uma melhor análise do processo de aprendizagem dos estudantes.
CARATINGA
Os resultados do Proalfa 2015 das escolas estaduais já está disponível. O município de Caratinga teve a média de 564,6; considerada dentro do recomendado. As escolas que tiveram médias consideradas avançadas foram Escola Estadual Antonio Penna Sobrinho- distrito de Santo Antônio do Manhuaçu, Escola Estadual Menino Jesus de Praga e Escola Estadual Princesa Isabel.
Resultados Proalfa 2015 (Escolas Estaduais)
Escola Estadual Dom Carloto
3° ano- Língua Portuguesa
Média-593 (Recomendado)
Escola Estadual Engenheiro Caldas
3º ano- Língua portuguesa
Média Escola: 576,2 (Recomendado)
Escola Estadual Antônio Penna Sobrinho- distrito de Santo Antônio do Manhuaçu
3º ano- Língua portuguesa
Média Escola: 724,1 (Avançado)
Escola Estadual João Moreira Franco- distrito de São Cândido
3º ano- Língua portuguesa
Média Escola: 594,2 (Recomendado)
Escola Estadual Juarez Canuto de Souza
3º ano- Língua portuguesa
Média Escola: 632,7 (Recomendado)
Escola Estadual Maria Alves da Silveira- distrito de Santa Luzia
3º ano- Língua portuguesa
Média Escola: 570,6 (Recomendado)
Escola Estadual Mary Lucca Chagas- distrito de São João do Jacutinga
3º ano- Língua portuguesa
Média Escola: 580,4 (Recomendado)
Escola Estadual Menino Jesus de Praga
3º ano- Língua portuguesa
Média Escola: 659,4 (Avançado)
Escola Estadual Princesa Isabel
3º ano- Língua portuguesa
Média Escola: 680,2 (Avançado)
Escola Estadual Professora Maria Fontes- distrito de Santa Luzia
3º ano- Língua portuguesa
Média Escola: 594,5 (Recomendado)
Escola Estadual Sinfrônio Fernandes
3º ano- Língua portuguesa
Média Escola: 569,7 (Recomendado)
Escola Estadual Sudário Alves Pereira
3º ano- Língua portuguesa
Média Escola: 596,1 (Recomendado)